Mais uma boa notícia para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), em Capivari. A partir da próxima segunda-feira, dia 04, o Ambulatório de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), passa a oferecer o tratamento de prevenção ao HIV. O atendimento é para grupos com maior potencial de infecção como homossexuais, profissionais do sexo, pessoas transexuais e as que possuem parceiro soropositivo. Porém, outras pessoas também pode procurar o atendimento caso sintam necessidade.
Conhecido como PreP, Profilaxia Pré-exposição, o tratamento deve ser conciliado ao uso de preservativo, pois não previne outras doenças sexualmente transmissíveis ou gravidez. Esse é mais um serviço que o município passa a oferecer à população de Capivari, mas que também vai atender Rafard, Elias Fausto e Mombuca. O tratamento é composto por um comprimido que deve ser ingerido diariamente, todos os dias. A eficácia começa entre sete e 20 dias após o início do uso do PreP.
As pessoas que tiverem interesse em começar o tratamento, devem procurar o IST, na rua Bento Dias, 265, no Centro, de segunda a sexta, das 8h às 11h, com cartão SUS, documento com foto, CPF e carteira de vacinação. O paciente será atendido por uma equipe multidisciplinar, composta por médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social e farmacêutico, além de realizar uma série de exames para avaliar condições de saúde. Caso seja aprovado o tratamento, o paciente recebe um frasco com comprimidos para 30 dias, devendo retornar todo mês e passar por uma bateria de exames e avaliações.
Em Capivari, a maior incidência de contaminados por HIV está em pessoas entre 19 e 29 anos, de ambos os sexos. De acordo com a secretária da Saúde, Vládia Guimarães, o trabalho dos profissionais do ambulatório IST da cidade é diferenciado. “Eles fazem palestras, campanhas e desenvolvem o Fique Sabendo, que faz busca ativa através de testes rápidos. É uma equipe diferenciada, que está trazendo grandes resultados, inclusive com mais essa conquista, um tratamento preventivo muito importante”, comentou.
De acordo com a coordenadora do Ambulatório IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais, todos os Postos de Saúde dos bairros fazem os testes rápidos para doenças sexualmente transmissíveis e disponibilizam preservativos. Ela ressalta a importância da adoção de métodos preventivos para diminuir o risco de contrair infecções sexualmente transmissíveis.