Capivari confirma plano de vacinação contra Covid-19

O Prefeito de Capivari, Vitão Riccomini (PSL), confirmou na manhã desta segunda-feira, dia 11, que Capivari terá um plano de logística para vacinação contra a Covid-19. Após realizar reuniões com o Comitê de Contingenciamento e Combate ao Novo Coronavírus, ficou acertado que a Guarda Civil fará a escolta das vacinas que serão trazidas para a cidade.

A primeira fase da vacinação está prevista para começar até o dia 25 deste mês. Nesta etapa, apenas profissionais da Saúde serão vacinados. Em seguida, a partir do 08/02 será a vez das pessoas com 75 anos ou mais. No dia 15/02 começa a vacinação para pessoas entre 70 e 74 anos. Já no dia 22 de fevereiro, é a vez de quem tem entre 65 e 69 anos tomar a vacina. A partir do dia 01/03, idosos entre 60 e 64 anos podem procurar os postos de vacinação. A segunda dose será aplicada 21 dias após o paciente receber a primeira. Esse cronograma foi definido pelo Governo Estadual e é padrão para todos os municípios.

Para receber a dose da vacina em Capivari, é preciso levar um documento com foto, cartão do SUS e um comprovante de residência atualizado. De acordo com o Governo do Estado, 2 milhões de doses devem ser transportadas por semana, em 70 caminhões, com escolta das Forças Policiais do Estado. As seringas e material de apoio já começaram a ser distribuídas entre as 645 cidades de São Paulo.

Em Capivari, os pontos para aplicação das doses estão sendo preparados e, em breve, serão divulgados. O Prefeito Vitão afirma que no que depender da Prefeitura, não faltará vacina para a população.

“Estamos em contato direto com o Governo do Estado para viabilizar da melhor forma possível a vacina em nossa cidade. Temos o compromisso com aqueles que desejam ser imunizados e estamos colocando toda a nossa equipe à disposição”, confirma.

A logística da distribuição prevê que o Governo do Estado entregue as doses diretamente para 200 municípios mais populosos. As outras 445 cidades farão a retirada em 25 centros regionais, espalhados de forma estratégica pelo Estado. As Prefeituras ficarão responsáveis por garantir o abastecimento nos postos de vacinação. Ainda nesta segunda, o Governo Estadual confirmou ter 10,8 milhões de doses da Coronavac em solo brasileiro.

Nesta quarta-feira, dia 13, o Prefeito Vitão fará uma live no Facebook da Prefeitura de Capivari, às 18h30, para falar sobre o Plano de Vacinação, junto com a secretaria de Saúde Vladia Guimarães, o secretário da Educação, Rafael Silveira dos Santos, e o médico Dr. Munhoz.