Capivari participa da 2a. Mostra Regional de PECs do Programa Cooperjovem

Ao longo de três anos, município contou com 28 unidades escolares dentro do Programa que visa ações cooperativas

A Prefeitura de Capivari, através da Secretaria de Educação, participou da 2a. Mostra Regional de PECs do Programa Cooperjovem durante a última quarta-feira (6), na cidade de Salto. O evento reuniu as equipes das Secretarias de Educação das cidades de Capivari, Monte Mor e Salto.
O Programa é fruto de uma parceria entre o Sescoop/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo), com a Cooperativa Siccob CoopLivre, desenvolvido com as Prefeituras da região.
O Cooperjovem é desenvolvido ao longo de três anos com as unidades escolares, sendo que no primeiro ano acontece a formação sobre a educação para a cooperação, na qual os professores e equipes pedagógicas identificam as necessidades, assim como as potencialidades de cada escola, propondo ações que serão desenvolvidas no segundo e no terceiro ano do programa.
“São 28 unidades escolares que desenvolveram o Programa em Capivari. O Cooperjovem nos fez pensar em mudanças de atitudes voltadas à ações cooperativas, a passá-las para a prática, aproximando a comunidade da escola. Muitos pais e familiares participaram de atividades com seus filhos e se envolveram nas ações”, disse a secretária de Educação de Capivari, Marília Cardoso.
Durante o evento, foram feitas homenagens às escolas que estão em seu 3o. Ano de Programa, como também aconteceu uma palestra sobre planejamento participativo.
Foram feitas atividades envolvendo brincadeiras, trazendo a importância do trabalho em equipe e do cooperativismo.
Na parte da tarde foi aberta a Mostra de PECs (Projetos Educacionais Cooperativos) para que os docentes conhecessem os trabalhos dos colegas de outras escolas e trocassem experiências enriquecedoras.
“Tem muita coisa bonita e interessante, que vai desde a reutilização de materiais, garrafas pets, prendedores de roupas, embalagens de produtos, até mesmo outras ideias, como promover a alimentação saudável, o plantio de pequenas hortas, entre outras temáticas. Todas muito proveitosas e valiosas para aplicarmos com nossas crianças”, destaca Marília.