Carreta Via Rápida para cursos profissionalizantes está chegando em Capivari

As aulas são gratuitas, com duração de 100 horas

A Prefeitura de Capivari, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego, por meio da Via Rápida, vai oferecer cursos gratuitos de qualificação profissional para jovens e adultos.

A Via Rápida vem com o propósito de melhores oportunidades de emprego e de geração de renda. Os cursos têm duração de até 100 horas e são oferecidos de acordo com o mercado de trabalho de cada região. Eles podem ser realizados nas escolas móveis do Via Rápida ou em salas de aula do estado, do município ou de outras organizações.

Os cursos são definidos a partir da parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e os municípios. Os interessados podem se inscrever pelo site, http://www.viarapida.sp.gov.br/index.html#divCursos. Após a inscrição, haverá convocação dos candidatos para formação das turmas, selecionados a partir dos critérios definidos pelo programa para participação nos cursos.

PÚBLICO ALVO

Jovens e adultos a partir de 16 anos;

Domiciliados no Estado de São Paulo;

Alfabetizados;

Desempregados;

Aqueles que possuírem escolaridade mínima ou condição especial exigidos para determinado curso, quando for o caso.

CURSOS DISPONIBILIZADOS PARA O MUNICÍPIO

Eletricista de Automóveis – Capacitar o aluno para atuar em serviços de instalação e manutenção eletroeletrônica em veículos, realizar manutenções preventivas, preditivas e corretivas, inspecionando veículos automotores e diagnosticando defeitos eletroeletrônicos.

Mecânica Automotiva – Básica – Capacitar o aluno para como auxiliar na manutenção de motores, sistemas e partes de veículos automotores, para auxiliar na substituição de peças, no reparo e no teste de desempenho de componentes e sistemas de veículos e trabalhar em conformidade com normas e procedimentos técnicos, de qualidade, de segurança e de preservação do meio ambiente.

Mecânico de Suspensão, Direção e Freios – Realizar manutenção, reparos e substituição de peças, preparando o aluno para o desenvolvimento de competências relativas à manutenção preventiva e corretiva dos sistemas de suspensão, direção e freios, de acordo com normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

Para eventuais dúvidas, procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego, no SIAM, localizado na Avenida Piratininga, 797, no bairro, Jardim Santa Terezinha.