Cerca de 420 pessoas não compareceram para receber segunda dose da vacina contra a Covid-19

A Prefeitura de Capivari, através da Secretaria de Saúde, fez um levantamento sobre o número de pessoas que não compareceram aos postos de vacinação contra a Covid-19, para receber a segunda dose de vacina. Ao todo, 418 pessoas deixaram de comparecer nas unidades de saúde para completar o ciclo de imunização.

É fundamental lembrar que apenas com as duas doses do imunizante a imunização é completa. Após tomar a primeira dose da vacina, fique atento à data de retorno, anotada na ficha de vacinação por um dos profissionais da saúde. Dentre as fabricantes de vacina disponíveis, Coronavac, Pfizer e AstraZeneca precisam da segunda dose do imunizante.

A secretária de Saúde, Vládia Guimarães, enfatiza o trabalho desempenhado pela secretaria para evitar que abstenções aconteçam. “Além de postagens periódicas em todas as redes sociais da Prefeitura alertando sobre a importância de receber a segunda dose, os agentes comunitários também fazem uma busca ativa das pessoas que não comparecerem, através do telefone cadastrado ou presencialmente no endereço registrado das pessoas que se estão em evasão da segunda dose”, destacou.

Até o momento, em Capivari foram aplicadas 45.687 doses de vacina, sendo 32.915 primeira dose e 11.305 segunda dose, além de 1.467 doses únicas. Cerca de 75% da população com mais de 18 anos de idade, já recebeu pelo menos a primeira dose do imunizante e cerca de 30% já completou o ciclo de imunização.

Vale lembrar que a vacinação em Capivari já tem cronograma determinado para todas as idades a partir de 18 anos, confira:

21 anos: Vacinação na sexta-feira, dia 13, das 08h às 15h no Salão de Festas da Igreja Matriz de São João Batista e nos postos de saúde dos bairros das 13h às 15h.

20 anos: Vacinação na segunda-feira, dia 16, das 08h às 15h no Salão de Festas da Igreja Matriz de São João Batista e nos postos de saúde dos bairros das 13h às 15h.

19 anos: Vacinação na terça-feira, dia 17, das 08h às 15h no Salão de Festas da Igreja Matriz de São João Batista e nos postos de saúde dos bairros das 13h às 15h.

18 anos: Vacinação na quarta-feira, dia 18, das 08h às 15h no Salão de Festas da Igreja Matriz de São João Batista e nos postos de saúde dos bairros das 13h às 15h.

É necessário fazer o pré-cadastro no site http://vacinaja.sp.gov.br, além de levar CPF, cartão SUS atualizado, comprovante de endereço e documento com foto. Pessoas que já foram infectadas pela Covid-19, devem aguardar 30 dias, contando a partir da data do diagnóstico, para tomar o imunizante. Lembrando também que é necessário intervalo de 15 dias entre as vacinas contra a gripe e contra a Covid-19.

Não é necessário agendamento, nem há necessidade de chegar antes do horário. Caso o local esteja cheio no momento de sua ida, volte mais tarde. Vá de máscara, mantenha o distanciamento social e não leve acompanhantes ou animais de estimação.

A campanha “Uma Dose de Amor” tem o objetivo de ajudar famílias em situação de vulnerabilidade. Para participar, basta comparecer no local de vacinação com um quilo de alimento não perecível ou produto de higiene para a campanha. A doação não é obrigatória.