Com quase 60 anos de história, ASAS Capivari oferece cursos profissionalizantes à população

A Associação de Serviço e Assistência Social, mais conhecido como ASAS Capivari, tem uma grande tradição no oferecimento de cursos profissionalizantes a população. Com aulas presenciais, a escola já abre cursos em uma disciplina e planeja para retomada das atividades no período pós pandêmico.

Criada em 1963, a ASAS Capivari inicialmente oferecia apenas atividades de assistência social, se especializando em cursos profissionalizantes e começando a oferecê-los a partir de 1969, com o intuito de atender a crescente demanda de profissionais qualificados para o comércio e indústria da região.

Em seus primórdios, o curso de datilografia serviu para consolidar a ASAS como um lugar sólido para a capacitação profissional na cidade. Nos dias de hoje, a instituição foi capaz de construir uma estrutura de mais de 2.000 m² em sua sede, através de recursos próprios e da Prefeitura, com equipamentos para atender aos cursos de Eletricista Residencial, Torno Mecânico Convencional, Soldador, Operador de Empilhadeira e Corte e Costura.

Desde sua fundação, quase 20 mil pessoas já foram diplomadas pela ASAS Capivari, tendo participação fundamental no desenvolvimento econômico da cidade. “É importante termos uma instituição tão tradicional quanto a ASAS em Capivari, pois capacita nossos profissionais com excelência e auxilia em encontrar trabalho”, afirma José Murilo Castellani, secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego.

As turmas que estavam com aulas em andamento no início da pandemia, foram suspensas, devendo retornar em breve. Atualmente, uma turma para a disciplina de Operador de Empilhadeira está disponível, devido as restrições, são apenas dez vagas disponíveis para aulas teóricas presenciais e práticas. Para fazer parte, é necessário possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nas categorias B, C, D, ou E.

Para se inscrever, basta comparecer presencialmente a secretaria da ASAS, localizada na rua Dr. André Assumpção, 214, Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 08h às 11h30 e das 13h às 16h.