Defesa Civil inicia Operação Estiagem em Capivari

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Capivari iniciou no dia 1º de maio a Operação Estiagem de 2021. As ações de prevenção e combate a incêndios e orientação à população sobre a baixa umidade relativa do ar seguem até dia 30 de setembro, e são realizadas junto com a Operação Corta Fogo, do Governo do Estado.

A Defesa Civil fez um mapeamento das áreas com risco de incêndio e rondas são intensificadas nesses pontos como forma de prevenção. O órgão também emite alertas de orientação aos moradores sobre baixa umidade do ar e outros avisos meteorológicos. De acordo com o coordenador da Defesa Civil em Capivari, Júlio Capóssoli Neto, nesse período a quantidade de chuvas é menor, o que deixa o tempo mais seco e risco maior de incêndios e de surgimento de doenças respiratórias. Outro problema desse período é a diminuição do volume de água dos rios e lençóis freáticos.

O coordenador alerta ainda para os crimes ambientais, como provocar incêndios em mata ou florestas. “De acordo com o art. 41 da Lei 9.605, de 1998, provocar incêndio em mata ou floresta, ou seja, conduta e atividade lesivas ao meio ambiente são tipificadas como crime ambiental. Já o artigo. 250, § 1º, II, ”h” do Código Penal, aponta que causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem em lavoura, pastagem, mata ou floresta tem como pena reclusão, de quatro a oito anos, e multa”, explica.

Em caso incêndio, a população pode ligar para os telefones (19) 3492-3186 ou 199, da Defesa Civil e também para Guarda Civil pelo 153 ou 3491-1311. Ressaltando que queimada é crime.

Hidratação

Confira algumas dicas da Defesa Civil para o período:


• Hidrate-se!
• Use soro fisiológico nos olhos e nariz

• Alimente-se bem, priorizando frutas e verduras que contenham vitamina C

• Evite objetos e utensílios que acumulam poeira, como tapetes, cortinas e pelúcias

• Evite fazer exercícios físicos quando o ar estiver muito seco

• Economize água e energia elétrica

• Não faça queimada para limpeza de terreno ou destruição de lixo. Faça sempre o descarte no lugar indicado pela prefeitura, como caçambas de lixo ou Ecopontos

• Não jogue cigarros ou fósforos acesos às margens de ruas e rodovias

• Não solte balões. A prática pode provocar acidentes aéreos, incêndios e é crime ambiental

Explore mais...

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DO DIA 02/12/2021

A Prefeitura de Capivari, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que nesta quinta-feira, dia 02, foram registrados 02 novos casos da Covid-19, totalizando 7.612. Os