Defesa Civil solicita abertura de comportas da Barragem Leopoldina nesta quinta-feira (17)

Tendo em vista a previsão de chuvas nos próximos dias na região de Campinas, que afetam diretamente o nível do rio Capivari, a solicitação foi realizada em caráter preventivo

A Defesa Civil de Capivari informa que solicitou durante a manhã desta quinta-feira (17), a abertura preventiva das comportas da Barragem Leopoldina (Canal e Profundidade), visando mitigar o risco de transbordamento da calha do rio Capivari e seus afluentes, tendo em vista a previsão de chuvas nos próximos dias, na região de Campinas, que envolvem os municípios de Campinas, Monte Mor, Indaiatuba e Capivari, chuvas essas que afetam o município diretamente.

A abertura tem caráter preventivo, visando facilitar o escoamento das águas chuvas, diminuindo assim o risco de transbordamento da calha do rio Capivari e seus afluentes.

Precipitação Pluviométrica registrada:
Capivari – 46.20mm
Monte Mor – 23.20mm
Campinas (cabeceira do rio Capivari) – 7.00mm
Indaiatuba (Represa do Capivari Mirim) – 20.00mm

Um acumulado de chuvas de 96.40mm de todos os municípios, sendo um volume considerável. A abertura antecipada é de suma importância nas ações preventivas para diminuir o risco de inundações e enchentes no município de Capivari/SP.

A Defesa Civil está acompanhando todo o processo in loco, e em última aferição realizada nesta tarde desta quinta-feira (17) às 14h53, o nível do rio marcou na régua 0.84cm.

Vale ressaltar que há risco de transbordo do leito do rio, quando a aferição atinge a marca dos 2 metros na régua. A Defesa Civil estará realizando ronda nos locais passíveis de inundações, enchentes e alagamentos, e disponibilizará todas as informações necessárias a população, realizando o contato direto com o prefeito e secretarias empenhadas no Plano de Contingência Operacional de Enchentes e Inundações (P.C.O), que teve início no dia 1 de dezembro e vai até o dia 31 de março de 2021, podendo ser prorrogado. Também realizará o constante monitoramento do nível da régua do rio Capivari, instalada na ponte da avenida Pio XII, bem como da régua eletrônica instalada na ponte do Santoro, e o acompanhamento em tempo real de toda rede telemétrica do rio Capivari nas cidades de Campinas, Monte Mor e Indaiatuba (represa do Capivari Mirim), além de constantes vistorias “in loco” nesses locais.

Realiza também o acompanhamento de previsões climáticas, coletam precipitações pluviométricas fornecidas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (CIIAGRO), assim como alertas fornecidos pelo Radar Unesp da Cidade de Bauru/SP e Radar do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMET), e todas as emissões de alertas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).

Em caso de necessidade, o atendimento será realizado pelos telefones 199 e (19) 3492-3186 Defesa Civil; 153 e (19) 3491-1311 Guarda Civil; 193 Corpo de Bombeiros.