Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo acontece neste sábado

A vacinação em Capivari será realizada das 8h às 12h; é preciso levar a caderneta de vacinas nas unidades de saúde

O Ministério da Saúde e a Secretaria de Vigilância em Saúde estão realizando a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. O Dia D de mobilização nacional para a segunda etapa está marcado para sábado (15), e em Capivari acontecerá nas UBS Padovani e Castelani, e no Centro de Saúde “Dr. Mário Dias de Aguiar”, das 8h às 12h.

A CAMPANHA

Será feita de forma seletiva, com avaliação da situação vacinal e vacinação conforme o calendário vacinal vigente, considerando os seguintes grupos-alvo de vacinação:
Prioritariamente as crianças a partir de 5 anos a adolescentes até 19 anos (dezenove anos, 11 meses e 29 dias) de idade;
Toda a população a partir de 6 meses (pessoas nascidas a partir de 1960) para atualização da situação vacinal que procurarem os serviços de vacinação;

VACINAÇÃO EM CAPIVARI

A Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria de Saúde, está orientando a população a atualizar a caderneta de vacinação, e se imunizar contra o Sarampo, tomando a vacina que é a única maneira de combate ao contágio pela doença.
A vacina é aplicada por meio de injeção subcutânea, e não deve ser tomada por gestantes e pessoas com a imunidade reduzida ou comprometida. Quem teve caso diagnosticado de sarampo, com total certeza do diagnóstico, não precisa tomar a vacina. Todo caso suspeito de sarampo precisa ser avaliado por um médico e notificado imediatamente à Vigilância Epidemiológica.

ONDE SE VACINAR

A vacina é gratuita e está disponível nas unidades de saúde e na sala de vacinas do Centro de Saúde “Dr. Mário Dias de Aguiar”.