Eventos culturais contaram com a presença de mais de 1.600 pessoas durante o mês de setembro

Em levantamento realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, cerca de 1.600 pessoas frequentaram os eventos culturais organizados pela pasta durante o mês de setembro. Ao todo, foram 15 eventos no período, destinados a diversos públicos específicos.

No primeiro mês completo com eventos abertos ao público em mais de um ano, em razão da pandemia, os eventos organizados pela Prefeitura contaram com presença e participação importante da plateia. Na primeira semana de setembro, o evento “Primaveras de Tarsila”, em homenagem aos 135 anos da ilustre pintora capivariana, trouxe ao Centro Cultural “Alan de Lima Palma” cerca de 500 pessoas entre visitas escolares e público em geral, tanto das apresentações quanto dos saraus organizados.

Outro evento que contou com grande adesão de plateia foi a peça teatral “Histórias Fantásticas de Pife e Pafe”, que após visita a algumas unidades de ensino da cidade, contaram com cerca de 550 pessoas ao todo, entre alunos, coordenadores, professores e funcionários. Além disso, outras peças infantis no Centro Cultural, tais como “Iti & Malia, Um Namoro Galáctico” e “Contos Caipiras de Terror da Vovó” contaram com o prestígio de mais 165 pessoas.

No dia do Batuque de Umbigada, houve uma apresentação da biografia cênica da Mestra Maior, Anicide de Toledo, primeira voz feminina do movimento. O evento contou com a presença de outras 98 pessoas. Ao longo do mês, esses eventos totalizaram 15 sessões de apresentações em diferentes dias e horários.

Além dos eventos presenciais, outras ações relacionadas foram organizadas, tais como cursos de Produção Cultural online, a eleição do Conselho Municipal de Cultura, abertura dos equipamentos culturais para visitação, tais como a Biblioteca Municipal “João Batista Prata” e o acervo do Museu Histórico “Dr. Cesário Motta Junior”, além de ações online, como o curso de contação de histórias “Um Cena e o Museu Digital”. O secretário de Cultura e Turismo, Edmilson Baía, parabenizou todos os envolvidos para que esse resultado fosse obtido.

“Todos os funcionários envolvidos na organização de todos os eventos estão de parabéns, assim como os artistas que se apresentaram neste período. O empenho combinado garantiu que a adesão do público fosse alta nesse retorno de público aos trabalhos culturais. Dando sequência nesse trabalho, vamos continuar disseminando a cultura entre os públicos de várias idades em Capivari”, afirmou.

O secretário ainda comunicou a respeito do cronograma de eventos para o mês de outubro. “Em outubro, outras peças culturais vão ser disponibilizadas ao público, tanto no Centro Cultural quanto nas escolas, além de outros eventos em comemoração eu dia das crianças. Em breve novidades.”, concluiu.