Oito Guardas Civis de Capivari participaram de uma palestra sobre a lei Maria da Penha, com Delegada de Polícia de Capivari, Dra. Maria Luisa, na tarde desta terça-feira, dia 02. Policiais Civis e membros do Comando da Guarda também estiveram presentes no evento. Hoje a cidade conta com uma patrulha especializada para atender casos de agressão contra mulheres. O objetivo da reunião é aprimorar os conhecimentos dos agentes.
Para o secretário de Segurança Pública, Mauro Júnior, a capacitação oferece maiores condições de os Guardas atuarem em casos de agressão contra a mulher.
“É preciso ter conhecimento técnico, preparo e condições de atender casos graves como esses, que envolvem família, violência dentro de casa. São situações delicadas”, afirma.
Sobre a Lei
Maria da Penha Maia Fernandes foi agredida pelo marido com um tiro nas costas, em 1983, ficando paraplégica, Depois, em outra ocasião, o marido tentou eletrocutar Maria durante um banho. O homem chegou a ser condenado a 10 anos de cadeia, mas cumpriu menos de um terço da pena. Com isso, o Governo entendeu que era preciso criar um dispositivo legal para proteger as mulheres.
Graças à luta da farmacêutica Maria da Penha, hoje o país conta com um uma lei específica para casos de agressão doméstica.