Juventude, Esporte e Lazer: primeiro trimestre foi marcado pela criação de projetos, busca de recursos e economia na Secretaria

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Embora o cenário de Pandemia restrinja muitas ações promovidas pela Prefeitura, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, o balanço do primeiro trimestre de Governo traz um saldo positivo, com mais economia, criação de projetos e estruturação da Secretaria.

Antes situada no SIAM, agora a repartição está no antigo prédio da CNEC, ao lado da Prefeitura, facilitando a aproximação com a administração. Devido as normas restritivas do Plano São Paulo, os eventos esportivos estão impossibilitados no momento, contudo o Secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Amarildo Júnior, está aproveitando o período para se reunir com empresários, secretários de outras cidades e representantes do Estado, a fim de trocar experiências e buscar captar recursos para a sua pasta.

Em janeiro, Amarildo participou de uma reunião com Luis Carlos Mendes, Assessor do Secretário de Esportes do Governo do Estado. Durante a visita, foi protocolado um ofício solicitando a inclusão de Capivari no Programa Esporte 100% para todos. O programa tem por objetivo fornecer uma pista de skate, academia ao ar livre e reforma no piso de ginásios ou quadras poliesportivas.

Outro aspecto que vem sendo muito discutido nesses primeiros meses é a inclusão de diversos projetos esportivos e sociais, pensando sempre em um retorno seguro após este difícil período.

Reuniões e estudos estão sendo feitos para a implantação de áreas de lazer em vários bairros, como: Caraça, Vila Izildinha, São João, Jardim Elisa e Porto Alegre. As áreas de lazer são vistas como uma opção a mais de entretenimento para o público geral, especialmente nas comunidades menos assistidas, aproximando famílias e ajudando crianças e jovens a vislumbrarem um futuro longe da criminalidade. Na Vila Izildinha a ideia é restaurar um minicampo de futebol, já no Jardim Elisa o objetivo é reformar a quadra poliesportiva.

Através de parcerias público-privadas, estão em pauta trabalhos com instituições da cidade, como por exemplo a Casa da Criança, situada no bairro São Luís. Através dessa parceria, existe um projeto para a construção de um campo de futebol ao lado da Casa Criança, espaço que poderá ser usado por todos, com objetivo de lazer e promoção da atividade física e interação social.

Nesses primeiros meses também houve uma ação que vai proporcionar uma economia de aproximadamente R$20 mil por ano, com a devolução do barracão de ginástica, que não vinha sendo utilizado desde 2020, em virtude da Pandemia. Quando as atividades estiverem liberadas, para não deixar os alunos desamparados, a Prefeitura já estuda a ideia de realocar as aulas para outro espaço.

Pensando na liberação do Parque Ecológico, está prevista uma força-tarefa para a limpeza e revitalização do espaço (ainda sem data prevista), contando com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e do Projeto Impacto. A ideia é deixar o local como ponto de turismo, prática de atividades esportivas e lazer. No momento, devido aos casos de Dengue nas proximidades, estão sendo feitas vistorias por parte da Vigilância Sanitária.

O prefeito Vitão Riccomini (PSL) destacou o trabalho do trabalho da Secretaria, reforçando que o momento é de cautela, estruturação e consciência.

“Claro que gostaríamos de promover muitos campeonatos, implantar mais atividades físicas nas escolas e trazer novas modalidades para Capivari, porém o período não nos permite isso, por isso devemos seguir com as determinações do Governo do Estado e buscar arrumar a casa para quando tudo estiver em sua normalidade. Pensando nisso, Amarildo e todos que atuam em sua Secretaria estão realizando um grande trabalho, pensando na estruturação para que logo possamos colocar tudo isso em prática”, salientou.

Explore mais...

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DO DIA 02/12/2021

A Prefeitura de Capivari, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que nesta quinta-feira, dia 02, foram registrados 02 novos casos da Covid-19, totalizando 7.612. Os