No último tópico da Semana Nacional de Trânsito, Secretaria de Mobilidade Urbana divulga conteúdo sobre a importância da segurança viária

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Encerrando os conteúdos especiais sobre a Semana Nacional de Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMUR) apresentou o último conteúdo para debate sobre as legislações de trânsito. O tema da vez foi a importância da fiscalização para a segurança viária.

De acordo com o artigo primeiro, parágrafo segundo, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), fica determinado que o trânsito em condição segura é um direito de todos cidadãos. Porém, é um dever dos órgãos do sistema nacional de trânsito, adotarem medidas que garantam a segurança. Para que isso seja possível, existem métodos para certificar que tudo funcione conforme estipulado.

Segundo o diretor de trânsito da SEMUR, Amilton Alves de Souza, isso é posto em prática através da engenharia de trânsito, educação e esforço legal. “A educação de trânsito consiste em conscientizar a sociedade através de campanhas educativas, a engenharia de trânsito por sua vez é responsável pela intervenção nas vias, como sinalizações, lombadas e afins. Já o esforço legal se resume ao cumprimento da legislação de trânsito, fiscalização e punição, por parte dos órgãos competentes”, destaca.

Amilton ainda destaca a real função dos órgãos de trânsito, no exercício da função de garantir a segurança viária. “O objetivo é garantir a segurança através da fiscalização, multando aqueles que colocam em risco a vida das outras pessoas, mediante condutas infracionais. Então é nosso dever cumprir e fazer cumprir as regras de trânsito, como forma de garantir a segurança”, conclui.

Neste sábado dia 25, é celebrado o Dia Nacional do Trânsito, encerrando desta maneira as comemorações e atos sobre a semana comemorativa. A Secretaria de Mobilidade Urbana está disponível para atendimento sobre questões de trânsito através do telefone e WhatsApp (19) 3492-3773.

Explore mais...

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DO DIA 02/12/2021

A Prefeitura de Capivari, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que nesta quinta-feira, dia 02, foram registrados 02 novos casos da Covid-19, totalizando 7.612. Os