NOTA DE ESCLARECIMENTO DA DEFESA CIVIL DE CAPIVARI

A Prefeitura de Capivari, através da Defesa Civil, informa que solicitou na noite da última segunda-feira (7), a abertura das comportas da Barragem Leopoldina, visando conter o risco de transbordamento da calha do rio Capivari e seus afluentes, tendo em vista a precipitação pluviométrica da região de Campinas e as chuvas nos próximos dias, que envolvem os municípios de Campinas, Monte Mor, Indaiatuba e Capivari, chuvas essas que afetam o município diretamente. Esclarece ainda que a mesma solicitação não foi atendida até o presente momento e que é de responsabilidade da empresa Raízen realizar a abertura das comportas, que é de sua outorga.

A Defesa Civil reafirma a importância da abertura das comportas cumprindo com o Plano de Contingência Operacional de Enchentes e Inundações (P.C.O), para preservação do bem maior, que é o de proteger vidas. Se recorrente a atitude da empresa de não abrir as comportas, visto que em janeiro é o ápice das chuvas, o trabalho preventivo contra enchentes e inundações da Defesa Civil poderá ser prejudicado e não será eficaz, acarretando em mais sofrimento, principalmente as famílias ribeirinhas que sofrem com as perdas de seus bens, além do abalo psicológico.

Em última aferição, realizada às 8h28 desta quarta-feira (9), o nível do Rio Capivari marcou na régua 1.06m. O transbordo do rio pode acontecer ao atingir os 2 metros.

A equipe permanece fazendo o monitoramento eletrônico, monitoramento in loco e continuará observando o nível pela régua instalada no rio e se necessário, fará uma nova atualização de alerta.