Capivari divulga Plano Estratégico de Retomada das Aulas Presenciais na Rede Municipal

Serão ações elaboradas tomando como referência o Guia de retorno das aulas presenciais MEC, ressaltando que ainda não há previsão para a retomada.

Para o processo de reabertura das escolas municipais em um futuro período de relaxamento das restrições de isolamento social, a Prefeitura, através da Secretaria da Educação, montou um Plano Estratégico de Retomada das Aulas Presenciais. A ideia é que todos os alunos tenham acesso às aulas presenciais, em condições de distanciamento social, prevista em Decretos Estaduais e Municipais. Para tanto, foi realizado um estudo levando em consideração três eixos: protocolo sanitário Covid-19, organização dos espaços físicos das escolas e cenários de atendimento.

A primeira etapa será a estruturação para os profissionais, com aquisição e treinamento para uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), criando uma nova rotina e procedimento. Algumas mudanças incluídas para este formato são: tapetes de higienização, termômetros, marcação de chão para garantir distanciamento, álcool em gel 70% nas entradas das unidades escolares e entrega de máscaras (duas por aluno). Além, disso, salas de aula, salas administrativas, banheiros, bebedouros, quadras e corredores serão readequados quanto ao seu uso, com dizeres instrutivos e orientação por parte dos profissionais.

Na segunda etapa será definida a quantidade de alunos em cada sala de aula, respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 metros. Ações conjuntas com a Secretaria de Saúde também serão feitas, como campanhas de prevenção e orientação. Em caso de problema de saúde dos profissionais da Educação ou dos estudantes, o Comitê de Contingenciamento estará atundo em conjunto.

O acolhimento dos professores, alunos e família é outra preocupação da Educação, por isso haverá acompanhamento profissional pensando na saúde emocional dos grupos citados, buscando compreender o impacto do isolamento social e preparar a comunidade para o retorno às aulas.

Após o retorno, deverá ser realizada uma avaliação, em conjunto com os professores, coordenadores, psicólogos e gestores, sobre as ações realizadas durante o período de suspensão das aulas presenciais, para que possam aprimorá-las e adaptadas ao ensino híbrido (aulas presenciais + remotas). Diante de uma defasagem no aprendizado, serão planejadas ações para recuperação do conteúdo.

Passo a passo para os alunos

Transporte escolar

No ponto de ônibus deverá estar obrigatoriamente acompanhada por um adulto/responsável cadastrado, uma vez que a temperatura será aferida antes da entrada no ônibus, e em caso de temperatura superior a 37,5ºC será impedida sua entrada. Após o término da aula, obrigatoriamente, um responsável deverá estar no ponto para receber a criança;

Cuidados na entrada da escola

Entrada permitida somente de crianças com máscara, as mesmas devem levar duas para cada período em que estiver na escola;

Será aferida temperatura e caso apresente febre, será impedido de frequentar a aula;

Todas as crianças ao chegarem na escola devem larvar as mãos com água e sabão ou fazer uso de álcool em gel;

Distanciamento de 1,5m por aluno;

Pais não serão autorizados entrar na escola.

Merenda adaptada

Horário de intervalo acontecerá de forma escalonada;

Merenda adaptada, com bolacha, bolo e suco embalados individualmente, oferecidos em sala ou no pátio, caso seja possível o distanciamento entre os alunos;

Inspetores serão os responsáveis por acompanhar e garantir segurança e cumprimentos dos protocolos sanitários;

Modelo da merenda será adaptado conforme as etapas dos planos de flexibilização.

Procedimentos diante de um caso suspeito de Covid-19

Caso qualquer estudante ou profissional apresente sinais ou sintomas da Covid-19, a orientação é de que permaneça em casa e entre em contato com a escola para informar a situação. Diante da identificação de um caso suspeito na escola, autorreferido ou com base na constatação de sinais e sintomas no momento da entrada, este deve ser encaminhado para a área de isolamento previamente definida e, posteriormente, encaminhado para o serviço da Saúde.

Creches

Mediante a avaliação perante condições de contaminação, a Secretaria da Educação decide por permanecer com o ensino remoto para esta faixa etária, com a organização das atividades pedagógicas sendo mediada pelas famílias.

Pré-escolas, Ensino Fundamental e EJA

Os professores cumprirão sua jornada de trabalho respeitando as orientações e Decretos Estaduais e Municipais. A organização para atendimento presencial dos alunos se dará de forma inteira em casa unidade escolar.

Educação Especial

Garantia da participação desses alunos na Sala de Recursos Multifuncionais. Os atendimentos deverão ser agendados com intervalos de 15 minutos para higienização do ambiente;

Os alunos que não apresentam comorbidade frequentarão a escola seguindo as orientações para o segmento que estiver matriculado.

Importante: Devido à complexidade dos casos, recomenda-se às famílias e aos profissionais da Saúde que indiquem às escolas, alguma recomendação diferenciada entre aquelas que já foram estabelecidas pelo Ministério da Saúde em virtude de alguma necessidade específica de cada um desses estudantes. Exemplo: a pertinência ou não do uso de máscara e a escolha dos profissionais mais adequados para acompanhá-los na escola.

Próximo bimestre

A Prefeitura informa que o próximo bimestre escolar acontecerá de acordo com as resoluções e Decretos Estaduais vigentes. Também vale citar que as férias dos professores acontece de 02 a 16 de julho.