Prefeitura faz acolhimentos de moradores em situação de rua durante os dias mais frios do ano

Com rigoroso inverno que atingiu temperaturas negativas em Capivari, como -0,7º C na última quinta-feira (29/07), a Prefeitura intensificou o trabalho de apoio aos moradores em situação de rua, abrindo abrigos para recebê-los, com toda a estrutura para que possam passar alguns dos dias mais frios dos últimos tempos. No último final de semana, dois moradores deixaram as ruas através do apoio das equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social.

O CREAS, responsável pelo trabalho corpo a corpo com este público, fez o acolhimento de um homem, que ficou durante a noite a passagem de sexta (30) para sábado (31/07), no Ginásio de Esportes Ronaldão. O espaço foi montado com toda a infraestrutura para proteger os moradores em situação de rua e dar a eles as melhores condições de abrigo possíveis, com colchão, lençol, travesseiro, cobertor, toalha, shampoo, sabonete e banho com água quente.

Outra ajuda importante foi o acolhimento de um senhor de 65 anos, que ficou alojado em uma pensão, com dormitório, banho, janta e café da manhã.

Nos últimos dias o Social ainda ajudou um rapaz de 22 anos, também morador em situação de rua, que queria retornar para Sorocaba, sua cidade natal. A Prefeitura arcou com os gastos do transporte, deixando o jovem com segurança junto aos seus familiares.

Mais uma ação importante feita nos últimos dias foi a orientação aos demais moradores em situação de rua, explicando a importância de estarem abrigados, principalmente nesses dias mais frios do ano. Vale citar que todos os moradores possuem famílias ou moradias próprias, porém estão na rua por livre e espontânea vontade. Mesmo assim, para aqueles que persistiram em ficar longe de casa (lembrando que a Prefeitura não pode obrigá-los a sair), foram entregues lanches durante o dia e uma janta.

A Guarda Civil também intensificou o trabalho de ronda, estando disponível a população para ajudar com a identificação e abordagem dos moradores que se encontram nessa situação, atendendo pelo número 153.

A Prefeitura pede a colaboração da população caso veja alguma pessoa em situação de rua, informado o CREAS pelo telefone (19) 3492-5805 de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os telefones do Desenvolvimento Social são (19) 3491-9319 e 3491-9320. Para horários fora do expediente do CREAS, o munícipe pode entrar em contato com a Guarda Civil.