Primeiro bimestre do ano letivo será somente com aulas remotas

A Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria de Educação informa que durante todo o primeiro bimestre do ano letivo (01/02 a 19/04), as aulas serão apenas no sistema remoto. Em meio a este período, serão feitas novas avaliações para o retorno das aulas presenciais. Uma previsão de data para o início do sistema híbrido (aulas presenciais + remotas), é em 20 de abril, quando começa o segundo bimestre.

A decisão partiu após a análise da situação atual da saúde na cidade. Além disso, foi levado em conta o quadro de funcionários afastados por comorbidades, o que não daria condições de manter o retorno presencial das aulas com segurança. Uma pesquisa com os responsáveis também está sendo realizada e será uma das bases nas avaliações de um possível retorno.

Portanto, a Prefeitura reforça a importância das aulas remotas, que iniciaram no dia 01º deste mês. Basicamente, esse sistema é o ensino a distância, de modo que os estudantes devem retirar as atividades na escola, de acordo com o cronograma estipulado por unidade escolar. A retirada pode ser no local ou através dos meios de comunicação da escola (whatsapp, Meet, classroom, etc). O sistema remoto continua com a marcação da presença para que o estudante tenha êxito no ano letivo.

O Secretário de Educação, Rafael Silveira dos Santos, abordou a questão da não retomada das aulas, frisando o motivo da decisão.

“Tomamos esta difícil decisão após ouvir pais, profissionais da Educação, Comitê de Contingenciamento e, claro, acompanhar a situação do Estado e, em especial, da nossa região. Sabemos da necessidade da volta dos alunos para as salas de aula, porém devemos priorizar a saúde e a segurança de todos neste momento. Considerando ainda o período de imunização, nossa ideia é de retomada é para o segundo bimestre, imaginando que quadro esteja mais favorável, de modo que possamos iniciar o sistema híbrido, mescla de aulas presenciais (em alguns dias da semana e com horário reduzido) com aulas remotas”, explicou.

Capivari faz parte da região de Piracicaba, e encontra-se na fase Laranja do Plano São Paulo. Neste momento, de acordo com o Governo do Estado, a presença dos alunos em sala de aula passa a ser facultativa.

Professores recebem EPI’s

Independente do adiamento das aulas presenciais, a Prefeitura de Capivari já antecipou, nesta terça-feira (09), a distribuição dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), entregando a todos os funcionários e professores da Rede Municipal de Educação.

São kits com álcool gel e máscaras laváveis, em tamanhos diversos (pequeno, médio e grande), além da colocação de totens e tapetes sanitizantes. Termômetros digitais (infravermelho também estarão disponíveis nas unidades escolares.

Ainda foi feita a pulverização de bebedouros, grades, portões e demais locais que possam ter contato através das mãos.