Secretaria da Saúde lembra importância da Campanha Janeiro Branco

A Secretaria da Saúde faz lembrar este mês, conhecido como Janeiro Branco, que tem como objetivo discutir a Saúde Mental. Neste ano, a Saúde Mental realizará uma ação simbólica onde os setores distribuirão mensagens à população na Praça Central em forma de laços brancos confeccionados pelo CAPS II, flores brancas feitas pelos CAPS ad e bexigas brancas serão distribuídas pelo Ambulatório da Saúde Mental.

A ação está prevista para o dia 25 de janeiro, início da vacinação, data escolhida pela equipe devido a pandemia do Coronavírus ter resultado em inúmeros problemas de saúde mental na população. Sabe-se que diante deste cenário, onde o isolamento social se faz necessário, sentimentos como ansiedade, medo, angústia, estresse podem aflorar estas doenças, entre outras.

Sobre o Janeiro Branco

Idealizado em 2014, o projeto convida as pessoas a refletirem sobre suas vidas, a qualidade dos relacionamentos e incentiva o debate sobre o tema em todos os espaços. Em 2020, o tema oficial da campanha foi precisamos falar sobre saúde mental. Este ano o tema é todo cuidado conta.

A escolha de janeiro é estratégica, pois o começo do ano pode gerar ansiedade pelo desejo de cumprir as metas dos 12 meses seguintes e frustração por não ter cumprido todas do ano anterior. Além disso, costuma ser um período de muita reflexão.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a saúde mental depende do bem-estar físico e social, lembrando que o conceito de saúde vai além da ausência de doenças. Esse conjunto é fundamental para que, como seres humanos, tenhamos plenas capacidades individuais e coletivas para pensar, nos emocionar, interagir uns com os outros e aproveitar a vida.

A dica é ter hábitos saudáveis, tanto para o corpo quanto para a mente, e existem algumas dicas que podem contribuir, e muito, com a nossa qualidade de vida:

– Reserve um tempo para curtir a vida e a convivência com os outros;

– Viva intensamente seus momentos em família;

– Pratique atividades físicas;

– Mantenha uma alimentação saudável;

– Reforce seus laços de amizade;

– Não abra mão de boas noites de sono;

– Não tenha vergonha de buscar ajuda de profissionais