Secretaria de Saúde disponibiliza vacinas específicas contra a Covid-19 para pessoas que vão viajar para o exterior e receberam Coronavac

Na manhã desta quarta-feira, dia 10, a Prefeitura de Capivari, através da Secretaria de Saúde divulgou novas informações sobre a disponibilização de vacinas contra a Covid-19 para pessoas que vão viajar ao exterior e receberam Coronavac. A medida vai disponibilizar imunizantes para o público que farão viagens internacionais, mediante comprovação.

O imunizante fabricado pelo Instituto Butantan, popularmente conhecida como Coronavac, não é aceito em vários países, prejudicando dessa forma os visitantes. Devido a isso, agora é possível receber vacinas de outras fabricantes, sendo necessário apresentar a passagem no ponto de vacinação mais próximo para comprovar a viagem, além dos documentos já necessários para vacinação, como documento com foto, cartão sus e comprovante de endereço.

Porém, é necessário adotar uma conduta específica para antecipação. As pessoas que receberam a primeira dose do imunizante fabricado pela Pfizer, devem aguardar pelo menos 21 dias para receber a segunda dose nesse caso específico, independente da faixa etária. Já as pessoas que receberam a primeira dose de vacina da fabricante AstraZeneca, a segunda aplicação pode acontecer 28 dias depois mediante comprovação da viagem internacional.

O público que recebeu apenas a primeira dose da vacina Coronavac, deve seguir o cronograma para receber a segunda dose na data estipulada para concluir o calendário vacinal. Já o público que já recebeu as duas vacinas da Coronavac, devem aguardar pelo menos 28 dias para receber uma dose extra de imunizante mediante as condições mencionadas anteriormente. O público com o esquema vacinal concluído com imunizante da Pfizer ou AstraZeneca poderão viajar internacionalmente sem nenhum tipo de restrição.