Após solicitações dos moradores do bairro Morada do Sol, as equipes da Vigilância Sanitária de Capivari e Desenvolvimento Urbano estiveram na manhã desta quinta-feira, 25, no Parque Ecológico, fazendo uma vistoria no local, a fim de identificar possíveis criadouros do mosquito da Dengue. As equipes andaram pelas dependências do parque, sem encontrar qualquer risco iminente que possa a levar a proliferação do Aedes Aegypti.
Foram checadas lixeiras, bueiros e possíveis pontos de acúmulo de água. Também foi feita a coleta de materiais, como garrafas pet, sacolas, etc.
Vale citar que, de acordo com a Vigilância Sanitária, o mosquito costuma circular num raio de 50 a 200 metros de distância do local de nascimento, preferindo ambientes urbanos a zonas rurais e locais com grande vegetação.
“A preocupação quanto a dengue se dá também pois é comum encontrarmos o mosquito pernilongo próximo a áreas de rios. Sem ter o conhecimento técnico, muitas vezes a população se confunde e acaba se assustando com a situação”, explica o Diretor de Vigilância e Saúde, Luiz Torres.
Neste ano foram registrados dez casos de dengue em Capivari. A Prefeitura lançou a Campanha Xispa Dengue – Todos contra o Mosquito, trazendo informações através das redes sociais, comerciais em rádio, carro de som e demais veículos de comunicação.
A recomendação é procurar o médico caso apresente algum sintoma, Para denunciar focos de Dengue, entre em contato com a Vigilância Sanitária e Controle de Vetores pelo 3492-7368.