Volta às aulas: entenda o sistema híbrido de ensino; fique por dentro de todas as informações

Buscando sanar todas as dúvidas a respeito do retorno das aulas, a Secretaria de Educação de Capivari montou um roteiro explicativo, detalhando como será o cenário em sala de aula e demais aspectos atrelados ao âmbito escolar.

Para entender o sistema híbrido, primeiro é necessário compreender que o ano letivo de 2021 já iniciou, com as aulas remotas (desde o dia 01 de fevereiro). Passada esta primeira etapa de retomada, a Educação de Capivari irá avançar ao passo 2, que serão as aulas presenciais (em salas de aula).

Sistema Remoto

O sistema remoto é o ensino a distância, portanto os estudantes retiram as atividades na escola, de acordo com o cronograma estipulado por cada unidade escolar. A retirada pode ser in loco ou através dos meios de comunicação da escola (whatsapp, Meet, classroom, etc).

Sistema híbrido

O sistema híbrido é a junção de aulas presenciais e remotas, sendo que alguns dias da semana os estudantes ficam em sala, com os professores e colegas, e nos demais continuam com o ensino a distância. A importância deste ensino consiste no fortalecimento não só das atividades, bem como estreitar laços entre escola, estudantes e a família.

Em sala de aula, haverá a limitação de capacidade, com até 35% dos alunos, escalonados pelo menos uma vez por semana, de 3 a 4 horas por dia, informados pela unidade escolar. Importante frisar que isso somente será possível caso a região (Piracicaba) esteja classificada na fase Amarela do Plano São Paulo. A Secretaria de Educação ainda ressalta que essa porcentagem de estudantes aumentarará gradativamente de acordo a legislação e a fase em vigor.

Ainda seguindo as medidas de segurança, serão entregues duas máscaras não descartáveis por aluno/funcionário público, com tamanhos distintos (pequena, média ou grande), haverá totens de álcool em gel e tapetes sanitizantes. Também será aferida a temperatura de todos os funcionários e estudantes, diariamente.

Capacitação

Para articular o planejamento e formatar o cronograma dos conteúdos que nortearão o ano letivo, cerca de 640 docentes da rede municipal de ensino participam das atividades de prática pedagógica. Cada uma das unidades escolares promoveu a iniciativa, totalizando 29 escolas municipais. Professores do Ensino Infantil e Ensino Fundamental I e II participaram das atividades, que abordou todos os tópicos referente o retorno das aulas presenciais.

Material Escolar

Já existe um kit de material distribuído pela Prefeitura e também uma lista disponibilizada pelas unidades escolares, de acordo com suas necessidades.

Merenda

Na questão da merenda escolar, serão distribuídos alimentos que não necessitem o manuseio de talheres ou pratos, preferencialmente lanches secos embalados individualmente. A Secretaria da Educação também pede para que os estudantes levem suas garrafas de água, evitando aglomerações nos bebedouros.

Transporte Escolar

O transporte funcionará com 50% de sua capacidade, seguindo os protocolos sanitários, aferição de temperatura, uso de máscara, etc. O prazo para cadastro e recadastro do transporte já está encerrado.

Marcação de faltas

Caso a região esteja nas fases Laranja ou Vermelha, o presencial será facultativo, porém, vale ressaltar que as atividades e aulas remotas continuarão com a marcação da presença para que o estudante tenha êxito no ano letivo. Para as fases Amarela e Verde, as aulas e a forma de ensino, ocorrerão de acordo com a legislação estadual/municipal vigente.

Sobre o ano letivo de 2020, ele foi dado por encerrado, porém como em qualquer ano, atividades de retomada e reforço contínuo serão as bases.

Creches

O ensino híbrido não será válido para as creches, uma vez que existem restrições quanto ao uso de máscara por idade, com análise clínica, etc. Exceção feita para as turmas do Ensino Fundamental I, que retornariam com as aulas presenciais.

Para mais informações o telefone da Secretaria de Educação de Capivari é o (19) 3491-9344.