Capivari participa de capacitação para a conquista do selo do Município Verde Azul

Meta é de receber a certificação no ano de 2019; resultado será divulgado em dezembro

A Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, através da Diretoria de Meio Ambiente, participou na última quinta-feira (14/3) de capacitação para o Programa Município Verde Azul- PMVA, realizada no Centro de Convenções Aydil Pinesi Bonachella, em Indaiatuba.
Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria do Estado de Meio Ambiente, o programa tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. A participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a preferência na liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – FECOP.
Cada município precisa se nortear por dez Diretivas, para atingir o mínimo de 80 pontos necessários para a cerificação, com os temas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.
Segundo a diretora de Meio Ambiente, Natália Sampaio, o município tem melhorado seus índices a cada ano, como reflexo dos trabalhos desenvolvidos em educação ambiental tanto nas escolas, quanto com a população e empresários locais. “Em 2018, subimos 52 posições no ranking entre 645 municípios paulistas, se comparado ao ano de 2017. Estamos confiantes na conquista do selo para este ano, e temos trabalhado muito para isso. Neste mês de março estamos promovendo a “Semana da Água” com alunos da Escola Municipal Augusto Castanho, apresentando aos estudantes possibilidades de preservação ambiental e economia de recursos naturais”, diz Natália.
Para o prefeito, Rodrigo Proença, a participação do município vai além da conquista da certificação. “O mais importante é conscientizar a população para a preservação das árvores, matas, nascentes, solo e ar, para que possamos diminuir os impactos negativos causados por nós mesmos quando desperdiçamos água, ou poluímos, até mesmo de maneira inconsciente, o nosso planeta. A educação ambiental é fundamental para o bem estar de todos”, diz o prefeito.
Novas etapas de capacitação estão previstas para os meses de maio e junho. Em dezembro é divulgada a classificação dos municípios.