Membros do Comdema se reúnem nesta sexta-feira

O encontro aconteceu para a tratativa de documentos para a conquista do selo do Programa Município Verde Azul, que poderá auxiliar a busca de verbas no município

Foi realizada nesta sexta-feira (27), uma reunião do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) no Plenário do Executivo, na Prefeitura de Capivari, com início às 9h. A reunião contou com membros do Conselho, que analisaram documentos para o envio ao PMVA (Programa Município Verde Azul) da Secretaria do Estado do Meio Ambiente, entre outras questões, como a aprovação da deliberação normativa sobre arborização urbana municipal.

COMDEMA
O Comdema tem, entre suas finalidades, acompanhar a execução da política ambiental do Município de Capivari; avaliar e estabelecer normas, critérios e padrões relativos ao controle e à manutenção da qualidade ambiental e zelar pela proteção do patrimônio ambiental municipal.

PMVA (PROGRAMA MUNICÍPIO VERDE AZUL)
O programa estimula e auxilia as prefeituras paulistas no planejamento e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável de São Paulo. Aos municípios são propostas 10 diretivas com os seguintes temas estratégicos: Estrutura e Educação Ambiental, Município Sustentável, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.
Para que as cidades consigam executar os objetivos, o PMVA oferece as capacitações técnicas e no final de cada ciclo anual publica o “Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas”. Com essa divulgação, aqueles que conseguem nota superior a 80 pontos e preenchem os requisitos pré-definidos recebem o “Certificado de Município VerdeAzul”, o que garante a qualidade de vida da população e auxilia as cidades na busca de verbas, por exemplo.