Corujão da Saúde reduz a fila de ultrassom abdominal em 25% em um único final de semana em Capivari

O programa vai realizar cerca de 1.900 exames no período de quatro meses no município para pacientes do SUS de várias cidades, que serão atendidos na Unimed Capivari

A Secretaria de Saúde de Capivari divulgou nesta semana que cerca de 25% da demanda reprimida por ultrassonografia abdominal no município foi atendida no último fim de semana, na Unimed Capivari. Ao todo, eram 625 pacientes que aguardavam por este exame específico.
No mesmo final de semana 415 pacientes foram agendados para atendimento, mas somente 314 compareceram. Faltaram dos exames 101 pacientes, o que atrapalha o andamento do programa, visto que além do próprio paciente não passar pelo procedimento, quando ele simplesmente desiste sem aviso prévio, outra pessoa que aguarda na fila fica à espera por mais tempo. Os pacientes são avisados da realização dos exames com antecedência.
Em Capivari, atualmente, já são realizadas ultrassonografias por meio da Secretaria Municipal de Saúde, como também na Santa Casa de Misericórdia, mas a demanda é sempre grande. Por isso a importância do paciente não faltar.
Os exames foram realizados durante os dias 16, 17,18 e 19 de agosto mas vão acontecer durante os próximos quatro meses. Serão atendidos pelo programa pacientes de Capivari, Santa Maria da Serra, Elias Fausto, Santa Gertrudes e Piracicaba, que passarão pelo procedimento por meio de agendamento da Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde (CROSS).
De acordo com o presidente da Unimed Capivari, Dr. Bereta, a parceria público-privada criada pelo prefeito Rodrigo aconteceu de maneira muito amigável. “Esta parceria é muito importante e quem abriu o diálogo sobre isso foi o prefeito Rodrigo. Nós somos prestadores de serviços no município, então a Unimed tem que participar do que acontece em Capivari. O Rodrigo nos deu essa chance para abrirmos as portas da nossa unidade de maneira bem agregadora. Sempre que houver necessidade estaremos juntos com o prefeito”, diz Dr. Bereta.
Para o prefeito, Rodrigo Proença, este programa está atendendo com excelência a população capivariana que aguarda por exames de ultrassom. “Os pacientes estão sendo muito bem recebidos e assistidos, num hospital bem equipado, com o que há de melhor em recursos materiais, e também humano, afinal a equipe foi muito bem preparada para acolher estas pessoas”, explica o prefeito.

CORUJÃO DA SAÚDE
O programa Corujão da Saúde do Governo do Estado de São Paulo foi lançado pelo governador João Dória (PSDB), com o objetivo de zerar as filas de espera para exames médicos de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). Em junho deste ano entrou em sua terceira fase com a Resolução SS-48. O programa recebeu este nome por atender os pacientes em horários noturnos, mas no município acontece durante o dia e aos finais de semana.