Nesta quarta-feira, dia 21, a cidade de Capivari completa exatos seis meses do início da vacinação contra a Covid-19 no município. A primeira pessoa a receber o imunizante foi Mariângela Capossoli Stênico, enfermeira da Santa Casa há 28 anos, que recebeu uma dose da CoronaVac no dia 21 de janeiro.
A vacinação da enfermeira foi um marco, pois se tratou da primeira pessoa a receber o imunizante em toda a região de Piracicaba. Naquela ocasião, 560 doses da vacina CoronaVac foram distribuídas à Capivari, dando início ao plano de imunização.
Até a manhã desta quarta, Capivari já passou da marca de 35 mil doses aplicadas na população, sendo elas 26.761 primeira dose, 7.251 segunda dose e 1.470 dose única. Segundo levantamento, a população adulta do município é de 43.913 habitantes, ou seja, cerca de 60% dos moradores com mais de 18 anos de idade já receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
“Foi uma honra para nós termos a primeira vacinada de toda região de Piracicaba. Desde então vamos mantendo a média de imunização acima do índice nacional, o que é muito satisfatório. E certamente estamos no caminho certo para vencer a pandemia”, afirma o Prefeito Vitão Riccomini (PSL).
Segundo a secretária de Saúde, Vládia Guimarães, o Plano Municipal de Imunização está indo conforme o planejado. “Capivari já tem cronograma de vacinação definido para pessoas de 30 anos ou mais, o que mostra um bom trabalho em distribuir com eficiência as doses que recebemos”, afirmou.
A vacinação contra a Covid-19 em Capivari está imunizando pessoas de 31 anos ou mais a partir desta quarta-feira, dia 21, e pessoas de 30 anos ou mais a partir da quinta-feira, dia 22, em todos os postos de saúde das 13h às 15h e na Escola Municipal José Benedito Pinto Antunes das 08h às 15h.
Vale lembrar que, para vacinar é necessário fazer o cadastro no site vacinaja.sp.gov.br, além de levar CPF, cartão SUS atualizado, comprovante de endereço e um documento com foto. Pessoas que já foram infectadas pela Covid-19, devem aguardar 30 dias, contando a partir da data do diagnóstico, para receber o imunizante. Também é necessário um intervalo de pelo menos 15 dias entre as vacinas contra gripe e contra a Covid-19.
Não é necessário agendamento, nem há necessidade de chegar antes do horário. Caso o local esteja cheio no momento de sua ida, volte mais tarde. Mantenha o distanciamento social, vá de máscara e não leve acompanhantes ou animais de estimação.