A Campanha dos Lacres está de volta! Separe lacres e ajude a trocar por cadeiras de rodas

A Prefeitura de Capivari informa que a Campanha dos Lacres está de volta. Retomada por meio da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, juntamente ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Campanha tem objetivo de arrecadar lacres de alumínio e trocá-los por cadeiras de rodas.

O principal intuito dessa ação é, através da parceria entre Conselho e Secretaria, realizar empréstimos para pessoas que não tenham condições de comprar ou alugar esse equipamento. Vale citar que já existe um Programa para Empréstimos de Equipamentos, disponibilizando cadeiras de rodas, cadeiras de banho, andadores, muletas, entre outros. A Campanha dos Lacres seria uma forma de poder aumentar a quantidade desses itens, assim, ajudando um número maior de pessoas.

Hoje, a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida faz o gerenciamento desses equipamentos, ou seja, empresta, controla e recebe de volta os equipamentos para as pessoas necessitadas. Para realizar um empréstimo de equipamento, é necessário apresentar um atestado médico com a solicitação do médico para uso do equipamento, documentos como RG e CPF e comprovante de residência com endereço no município. O equipamento é emprestado pelo período de três meses, sendo possível a renovação mediante a apresentação de novo atestado médico.

A Secretária Manuela Maschietto Gonçalves Albini reforçou a importância da Campanha, ratificando que a arrecadação é crucial na manutenção desse trabalho.

“Esperamos uma grande participação e engajamento da população para que este ano possamos arrecadar mais do que no ano passado”, acentuou.

A Campanha dos Lacres terá pontos de coleta nas escolas e também nos prédios públicos. A população também pode entregar os lacres diretamente na Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, na Rua da Constituição, 123, no bairro Pão de Açúcar, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Vale ressaltar que cada garrafa pet de dois litros, cheia com lacres de alumínio, equivale a aproximadamente 1/2 kg de alumínio.