Absurdo! Cestas básicas da Educação estão sendo vendidas em Capivari

A cesta de 2021 contém arroz, feijão, açúcar, fubá, macarrão, óleo e sal.

Infelizmente nem todas as pessoas possuem boas intenções, e em Capivari um fato chamou a atenção negativamente nesta semana. Através de um grupo de compras e vendas no Facebook, foi identificada a tentativa de venda de uma cesta básica. O kit foi entregue neste mês de julho pela Secretaria de Educação para os beneficiários do Bolsa Família que possuem filho(s) matriculados em escolas públicas municipais ou estaduais.

Atualmente são entregues 1.400 kits por mês, como forma de merenda escolar, a fim de ajudar as famílias, uma vez que as aulas presenciais não vem ocorrendo. Os critérios para o recebimento da cesta foram estabelecidos pelo Governo do Estado.

A Prefeitura de Capivari lamenta profundamente a postura de quem se desfaz das cestas desta maneira. Ressaltamos que ninguém é obrigado a receber os kits, isso é apenas uma forma de ajudar as famílias que não possuem uma renda mensal mais elevada. Quem não quiser ficar com as cestas têm duas opções: não retirá-la junto a unidade escolar (definida por meio de cronograma) ou doá-las para outras pessoas. A venda em hipótese alguma é permitida.

Decepcionado com o que ocorreu, o Secretário da Educação, Rafael Silveira dos Santos, disse que medidas administrativas estão sendo tomadas para a situação não volte a acontecer, pedindo mais respeito e amor ao próximo, pois certas atitudes podem impactar no ensinamento dos filhos e na formação de uma sociedade.

“Essa é uma situação que nos deixa entristecidos, pois existe um grande empenho e sacrifício para as cestas sejam entregues regularmente todo mês. Temos a equipe da merenda que cria toda a logística para distribuição nos polos, temos voluntários e colaboradores, que ajudam desde a chegada até a entrega para as famílias. Mas apesar de tudo isso, casos isolados como este acabam manchando tudo o que é feito, pois entendemos que tal ato é um desrespeito com a população capivariana, que trabalha arduamente para ter suas conquistas, com esforço e mérito, dia após dia”, desabafou.

As cestas básicas de julho estão sendo entregues nesta semana, entre os dias 26 e 30, nas unidades escolares definidas de acordo com cronograma da Educação, divulgadas no site da Prefeitura de Capivari.

Caso alguém identifique uma tentativa ou venda de alguma cesta básica, a pessoa deve entrar em contato a Merenda escolar pelo número (19) 3491-1288.

Para as famílias em vulnerabilidade social, recomenda-se que entrem em contato em Desenvolvimento Social, através dos telefones (19) 3491-9319 e 3491-9320 ou WhatsApp (19) 3491-9317.