Alunos da rede municipal de ensino recebem visita da EPPO para falar sobre descarte de lixo

Os coletores da unidade de Capivari conversaram com as crianças da EMEI “Cecília Cerezer Riccómini” que adoraram saber mais sobre o assunto

A Secretaria da Educação de Capivari, em parceria com o Sescoop, no desenvolvimento do Projeto CooperJovem, realizou nesta quarta-feira (4) mais uma atividade, desta vez com as crianças da EMEI “Cecília Cerezer Riccómini”, que receberam a visita dos coletores da EPPO de Capivari para falar sobre o descarte correto do lixo.
A equipe fez a alegria da criançada, ao chegar com o caminhão da coleta e falar de maneira simples sobre a separação de materiais que serão descartados no lixo, como vidros e objetos cortantes, que devem ser devidamente embalados ou embrulhados para que não haja risco de perfuração durante o manejo dos coletores até o caminhão. A equipe também enfatizou sobre o aterro do lixo recolhido em nossa cidade.
A EMEI “Cecília Cerezer Riccómini” tem o projeto “Lixo no lixo: o lixo tem um destino e ele não é a rua” que aborda questões de conscientização com os alunos sobre cuidados com a natureza, com o meio ambiente e acontece por todo o ano letivo. Também realizam contação de histórias para que as crianças aproveitem e explorem melhor o conteúdo. O objetivo do projeto, de forma simples é: sensibilizar a comunidade escolar para a participação do projeto; conscientizar a comunidade no descarte correto do lixo; perceber que o lixo pode trazer riscos e problemas de saúde; promover educação ambiental para a comunidade. Para a secretária de Educação, Marília Cardoso, a visita foi especial para os alunos. “Eles adoraram a visita dos coletores, que interagiram com as crianças falando com uma linguagem simples e divertida, para que nossos pequenos, de 4 e 5 anos pudessem entender o que é respeito a natureza e descarte correto de lixo. Só tenho a agradecer a estes profissionais”, diz Marília.
O prefeito, Rodrigo Proença, afirma que ações como esta na educação do futuro cidadão é fundamental. “Os pequenos de hoje serão os cidadãos de amanhã, e devemos trabalhar neles a consciência ecológica assim como a preocupação e o respeito com estes profissionais que merecem todo o nosso reconhecimento”, diz o prefeito.