Assistentes sociais e profissionais da Prefeitura recebem certificado de curso “Constelação Familiar”

O curso foi voltado para o estudo do comportamento de grupos familiares, através de diversas gerações.

Através de uma parceria entre a Prefeitura de Capivari e ADUSMEC, ocorreu o curso “Constelação Familiar”, que garantiu a capacitação de funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Social e voluntários da ADUMESC. Foram quatro encontros e uma constelação familiar individual de cada aluno, todos realizados no SIAM, ministrados por Fermino Neto, que é jornalista, teólogo, filósofo, pedagogo e psicanalista.

A Constelação Familiar é um método psicoterapêutico que estuda os padrões de comportamento de grupos familiares através de suas gerações. Esse método explica que há uma repetição de comportamentos, de acordo com gerações, mesmo que de uma maneira inconsciente. Durante a Constelação foram dados diversos depoimentos, contando diferentes situações que visem ajudar a capacitar voluntários da ADUSMEC e funcionários da prefeitura no atendimento de jovens, adultos e casais em situação de violência doméstica.

Outro ponto abordado foi as três leis do amor que regem o relacionamento humano, são elas: vínculo (pertencimento), equilíbrio (equilíbrio entre dar e tomar/receber) e ordem (hierarquia). Tudo isso foi explorado por Fermino, que é formado e atua em diversas áreas, e usou toda sua trajetória no campo da comunicação radiofônica, fonográfica e televisiva para levar experiências de extrema relevância para os participantes.

“Sem dúvida foi uma experiência única, que vai agregar muito aos nossos profissionais. Para entender a realidade de uma pessoa, primeiro é necessário entender sua origem, a formação da base familiar e demais aspectos que venham a impactar nas suas ações. Agradeço a ADUMESC e o Fermino pela parceria”, destacou o Secretário de Desenvolvimento Social, Ramon Bisin.

Durante o curso, foram tomados os devidos cuidados sanitários, como uso de máscara, distanciamento social e uso de álcool em gel.