Autistas já podem providenciar carteirinha para uso prioritário de serviços públicos e privados

Os autistas de Capivari já podem providenciar a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – CIPTEA, com finalidade de garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social. O pedido pode ser feito através da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Devido à preocupação com distanciamento social, a Secretaria recomenda que primeiro seja feito o contato telefônico, por ligação ou WhatsApp, através dos números do (19) 2146-1525 ou (19) 3491-1314. As pessoas serão orientadas quanto ao protocolo para solicitar a carteirinha.

A CIPTEA será expedida gratuitamente, mediante requerimento, acompanhado de relatório do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) e terá validade de 05 (cinco) anos, devendo ser mantidos atualizados os dados dos cadastrados. Em caso de perda ou extravio da CIPTEA, será emitida segunda via mediante preenchimento de declaração de perda ou pela apresentação de boletim de ocorrência.

A carteIrinha de identificação do Autista é uma Lei Municipal de autoria da vereadora Sele Rosada (n° 004/2021).