Biblioteca de Capivari lança o projeto “Busque Uma História”

A Secretaria de Cultura e Turismo de Capivari, através da Biblioteca Municipal João Batista Prata, lança o projeto Busque Uma História, para que os moradores da cidade possam ter acesso ao acervo municipal da cidade. A proposta é de que os interessados acessem o site prefeituracapivari.sp.gov.br e confiram a lista dos livros que estão disponíveis. Depois, é só ligar no telefone 3492-2559 para agendar a retirada. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 16h30.

Os livros poderão ser retirados com hora marcada, seguindo todas as recomendações de distanciamento social e prevenção ao Novo Coronavírus. Os horários para retirada podem ser agendados na hora da ligação e acontecem a cada 15 minutos, para que um leitor não encontre o outro na porta da Biblioteca. Quando for fazer a retirada do livro, o munícipe receberá todas as orientações sobre o prazo para devolução do livro.

Quando o livro retornar para o acervo, depois de devolvido pelo leitor, ele passa por um processo de higienização da capa e fica em quarentena por 10 dias – dessa forma é possível prevenir o contágio entre uma pessoa e outra. Hoje estão disponíveis para retirada cerca de 4.300 livros. A Biblioteca Municipal fica na Rua Madre Valéria, número 287, no centro.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Edmilson Baia, a ideia é dar uma opção de lazer para as pessoas durante a quarentena.

“Temos muitas crianças, famílias que buscam alternativa para se divertir nessa Pandemia. Com a disponibilização dos livros, os pais podem contar história, fazer brincadeiras. Os jovens podem estudar, adquirir conhecimento. Mesmo com a internet na palma da mão, muita gente não abre mão de abrir um livro, sentir a textura do papel, folear as páginas”, comenta.

Para o Prefeito de Capivari, Vitão Riccomini (PSL), a iniciativa é importante, pois dá acesso ao acervo cultural da cidade e movimento o conhecimento.

“Essa é uma das ações que estamos prevendo em nosso mandato. Capivari é terra de poetas, de Tarsila do Amaral, e em nossa gestão terá uma cultura forte, com turismo valorizado”, afirmou Vitão.

Os responsáveis pela Biblioteca pedem para que os leitores que estiverem com livros em casa, que façam a devolução através do projeto Busque Uma História.