Capivari fecha primeiro semestre de 2021 com as contas no azul, aponta Tribunal de Contas do Estado

De acordo com dados disponíveis no site do Tribunal de Contas do Estado, TCE, Capivari encerrou o primeiro semestre de 2021 com saldo positivo. Os números apontam que os gastos dos seis primeiros meses foram menores do que a arrecadação, mantendo assim um saldo positivo de 6%. Para ficar mais fácil de entender, a cada R$1 arrecadado, apenas R$0,94 foram gastos.

De acordo com o secretário de Finanças, José Lucas de Moraes, o saldo positivo é resultado de uma gestão equilibrada. “Nós fizemos o REFIS para facilitar o pagamento de impostos atrasados, implantamos o IPTU Premiado para valorizar quem está em dia com a cidade, reduzimos as despesas e controlamos melhor os investimentos”, explica.

José Lucas comenta que manter as contas no azul pode refletir ainda mais em economia para os cofres públicos. “Quando você controla os gastos faz os pagamentos em dia, os fornecedores melhoram as condições de pagamento e procuram a Prefeitura para oferecer serviços e produtos, pois sabem que vão receber na data combinada. Com isso, nós temos um poder maior de negociação”, pontua.

Vitão Riccomini (PSL), garante que a boa gestão, implantada desde o dia 04 de janeiro, está refletindo nos números do município. “Cortamos cerca de 30% dos cargos comissionados, trabalhamos com planejamento e agora estamos colhendo os frutos de uma administração equilibrada. Isso vai continuar se repetindo nos próximos semestres e a população só tem a ganhar, pois os números apontam a boa gestão que estamos fazendo”, afirma.

O prefeito Vitão explica ainda que com esse planejamento foi possível pagar as dívidas do município e fazer investimentos esperados pela população. “As ações que estão diretamente ligadas a essa gestão são a abertura da UTI e a compra de novos equipamentos para a Guarda Civil, e estamos trabalhando para que possamos continuar os investimentos em diversas áreas”, conclui.