Capivari realiza Pré-Conferência da Assistência Social

A Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, está realizando em várias regiões da cidade, a Pré-Conferência da Assistência Social, visando elaborar propostas que promovam melhorias no atendimento da assistência social. Essas propostas serão apresentadas na Conferência Municipal, que acontece no dia 27 de agosto. Nesta quarta-feira, 11, a Conferência aconteceu na escola Aldo Silveira, no bairro Padovani, com participação de várias famílias do Centro e do Moreto, e colaboração da equipe da Casa Nossa Mãe e da Defesa Civil de Capivari.

Toda a população está convida a seguir participando da Pré-Conferência. Os convites estão sendo feitos pela equipe da Assistência Social, com atendimento pelo CRAS Cidadania (Santo Antônio, Engenho Velho, Santa Tereza D Avilla e adjacências) e CRAS Conviver (Ribeirão, São João, Bosque dos Pinheiros, São Pedro e os bairros vizinhos).

O evento está ocorrendo seguindo os protocolos de segurança da Covid-19, e criou debates em torno de cinco eixos (Proteção Social, Financiamento e Orçamento, Controle Social, Gestão e acesso às seguranças e Atuação do SUAS em Emergências), elaborando propostas ao município que serão levadas e discutidas na 9ª Conferência Municipal de Assistência Social, que tem como tema “Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

A Defesa Civil, por meio do Diretor Júlio Capóssoli Neto, abordou a temática das enchentes, uma situação que ocorre anualmente na região do Moreto. Júlio destacou os procedimentos adotados pelos profissionais, desde o monitoramento até a ações mais extremas, como situações de emergência ou calamidade pública.

O Diretor ainda afirmou que a prevenção segue sendo a melhor solução para evitar possíveis tragédias e perdas de bens materiais, contudo, para situações de pós recuperação (após enchente), a Assistência Social em conjunto a Defesa Civil fazem a chamada ajuda humanitária, abrigando as famílias e auxiliando com doações de alimentos, produtos de higiene e afins.

Após as apresentações, as famílias foram ouvidas, expondo suas dúvidas e necessidades, fomentando o objetivo do encontro que é levar essa participação popular para a Conferência Municipal.

A Conferência acontece dia 27 de agosto, às 9h, de forma online.
Para participar, o interessado deve entrar em contato com o CRAS da sua região ou a Secretaria de Desenvolvimento Social pelos telefones: (19) 3491-1645, 3491-5495 ou 3491-9317.