Capivari registra 41 casos de Dengue em 2021

A Secretaria da Saúde de Capivari anunciou nesta quarta-feira, dia 06, que a cidade registrou 98 notificações de Dengue, sendo 41 casos positivos e 52 negativos na cidade. Os dados são referentes ao ano de 2021. Foram computados um caso na Vila Fátima, três no Centro, 25 na Morada do Sol, cinco no São José, um no Pinhalzinho, um no Poço Artesiano, um no Gênova, um no Padovani, um na Vila Balan e dois no Engenho Velho. Cinco casos de pessoas que foram infectadas em outras cidades, mas atendidas em Capivari também foram registrados – são os chamados casos importados.

Na semana passada, a Prefeitura de Capivari realizou a nebulização nos bairros Morada do Sol, Porto Alegre e Jardim Tarsila para combater o mosquito transmissor da Dengue. Também foi realizada uma vistoria no Parque Ecológico e nenhum foco do mosquito foi encontrado. Além disso, a Vigilância Sanitária já fez cerca de 110 visitas em quase 20 pontos estratégicos como borracharias, reciclagens, cemitério e outros locais que possam ser criadouros do mosquito. Por conta da pandemia, a equipe não está visitando as casas dos moradores.

A Prefeitura também reforçou a Campanha “Xispa Dengue – Todos Contra o Mosquito” nas redes sociais, nas rádios e com carro de som. Entretanto, a Prefeitura pede apoio da população, pois é preciso que cada uma faça a sua parte. O morador pode conferir calhas pneus, brinquedos, garrafas e qualquer outro lugar que possa acumular água em sua residência, tampar a caixa d’água ficar atento. Cerca de 10 minutos por semana podem ser fundamentais para combater a Dengue. Também vale ressaltar que lixo descartado em locais inadequados podem ser uma grande oportunidade para o mosquito se reproduzir.

Em 2020, Capivari registrou 16 casos autóctones e quatro importados.