Capivari registra queda de 42% em roubos e de 50% em furto de carros no primeiro bimestre de 2021

Dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo apontam que Capivari registrou uma queda de 42% no número de roubos no primeiro bimestre desse ano, se comparado com o mesmo período do ano passado. Os números caíram de 7 em 2020 para 4 em 2021. Outro índice que apresentou redução foi o de furto de carros, que caiu pela metade. Ano passado foram registrados 18 casos, contra 9 desse ano.

Roubo de carga teve apenas um registro nos dois primeiros meses do ano passado e nenhum no mesmo período de 2021. Os números de produtividade policial também chamam a atenção. Foi registrado um aumento de 58% nas ocorrências de porte de entorpecentes apresentadas, 580% a mais nas ocorrências de tráfico de drogas e 117% de aumento no número de pessoas presas em flagrante.

Para o secretário de Segurança Pública de Capivari, Mauro Júnior, os números refletem o ótimo trabalho que a Guarda Civil vem realizando desde que a nova gestão assumiu.

“Sabemos que os dados do Estado são reflexo do trabalho das três forças policias: Guarda, PM e Polícia Civil, mas ficamos felizes em ver que os números da criminalidade estão caindo. Nós temos quase 100 homens e mulheres que se revezam para trazer paz e tranquilidade às famílias e nossa missão está sendo cumprida com excelência”, disse.

Os dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado são importantes para mapear o crime, mas também influenciam diretamente na vida do cidadão. Além de ter mais segurança, quando os números de roubos e furtos de veículos são baixos no município, o valor do seguro de automóveis, por exemplo, tende a ser menor.

Dados de Março impressionam

Nesta semana a Guarda Civil de Capivari divulgou o relatório de produtividade do mês de março. O número de apreensões por tráfico de entorpecentes saltou de apenas uma em 2020 para 17 em 2021, um aumento de 1.600%. Outro número que chama a atenção foi o de atendimento a proteção a animais. Ano passado não foi atendida nenhuma ocorrência dessa natureza, mas em 2021 foram sete. O número geral de ocorrências atendidas mais que dobrou, passando de 108 em 2020 para 233 em 2021.

O número de pessoas presas pela Guarda Civil de Capivari foi de 19 em março desse ano, contra apenas quatro no mesmo período do ano passado. O número total de pessoas e veículos averiguados saltou de 171 em 2020 para 704 em 2021 – mais de 310% de aumento. Para Mauro Júnior, hoje a população pode se sentir mais segura e tranquila.

“Nós não vamos dar trégua para o tráfico de drogas, pois ele destrói vidas e famílias, traz prejuízos incalculáveis para a sociedade e dá margem para outros delitos. Mas deixo claro que todos os crimes estão sendo combatidos e os números mostram isso”, afirma. O secretário garante ainda que até o final de 2021, novos investimentos serão realizados na Guarda Civil da cidade, o que aumentará a produtividade da corporação.

O Prefeito de Capivari, Vitão Riccomini (PSL), comemorou os resultados.

“Nossa administração é formada por pessoas técnicas e comprometidas. Mauro veio para somar e está provando junto com os nossos policias municipais, a cada dia, que é possível fazer um bom trabalho, com honestidade e seriedade, combatendo o crime e trazendo paz”, disse.

Os dados parciais apontam que só no mês de abril, 12 pessoas já foram presas pela Guarda Civil. De janeiro até agora já apreendidas cerca de seis mil porções de drogas.