Com Campanha para conscientização, Saúde dá recomendações no Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

No dia 10 de setembro é celebrado o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, data que faz parte do Setembro Amarelo, mês voltado a valorização da vida e saúde mental. Pensando nisso, a Prefeitura de Capivari, através da Secretaria de Saúde, divulgou recomendações sobre o tópico e a criação de movimentos em prol da causa.

A Saúde estabeleceu alguns temas importantes a serem abordados sobre o assunto durante as campanhas que deverão acontecer na segunda quinzena de setembro, tais como mitos e verdades, estatísticas e desconstruções de esteriótipos sobre suicídio, além de destacar as unidades de tratamento em Capivari voltadas a pacientes com problemas semelhantes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), campanhas deste tipo poderiam prevenir a morte de nove em cada dez casos de suicídio – a segunda maior causa de morte em pessoas de 15 a 29 anos no mundo.

A secretária de Saúde, Vládia Guimarães, destaca os sinais que uma pessoa expressa quando está precisando de ajuda. “Infelizmente o suicídio é um problema real na sociedade, sintomas como afastamento social, despedidas em excesso e nítida aversão de si, podem ser sinais de que alguém esteja passando por um período difícil. Em Capivari, tanto o Ambulatório de Saúde Mental quanto as unidades do CAPS, prestam auxílio a pessoas que estiverem atravessando um momento semelhante”, destaca.

O CAPS II Reviver disponibiliza atendimento para transtornos mentais graves e persistentes, fica localizado na rua Sinharinha Frota, 290, centro, com funcionamento de segunda a sexta, das 07h às 17h. Já o CAPS AD Renascer é especializado em transtornos pelo uso de álcool e outras drogas, localizado na rua Valdir José de Matos, 30, bairro Nova Capi, com funcionamento também de segunda a sexta, no mesmo horário.

O Ambulatório de Saúde Mental, por sua vez, oferece atendimento psicoterápico individual ou em grupo, desempenhando uma função complementar à atenção básica e também ao trabalho desempenhado pelas unidades do CAPS. É localizado na rua João Vaz, 262, centro, com funcionamento de segunda a sexta, das 07h às 17h.

Vale lembrar que, em um momento de crise o Centro de Valorização a Vida (CVV) está disponível para atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, garantindo total sigilo. O telefone para contato é 188.

Explore mais...

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DO DIA 02/12/2021

A Prefeitura de Capivari, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que nesta quinta-feira, dia 02, foram registrados 02 novos casos da Covid-19, totalizando 7.612. Os