Com trabalho social intenso, Prefeitura de Capivari celebra dia da Luta Antimanicomial

Nesta terça-feira, 18, é celebrado o dia da Luta Antimanicomial. Com serviços nas unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD Renascer e CAPS II Reviver) e Ambulatório de Saúde Mental, a Secretaria da Saúde destaca o trabalho desempenhado em prol da causa e destaca, trancar não é tratar.

Atuando com suporte aos familiares dos pacientes em sofrimento psíquico, os profissionais da saúde mental disponibilizam insumos e estratégias para o tratamento, desta forma, fortalecendo os vínculos familiares e sociais para que o processo de reabilitação seja melhor.

Além disso, os serviços oferecem atividades internas, tais como grupos, oficinas artesanais e atividades culturais, e também atividades externas, como atividades esportivas e lúcidas, participações em eventos culturais, entre outras. Ainda existem trabalhos em parceria com outros setores da rede intersetorial, utilizando de discussões de casos, reuniões e visitas compartilhadas, sempre visando convidar os pacientes a ter total responsabilização durante a trajetória de seu tratamento.

A proposta da Rede de Atenção Psicossocial de Capivari, é buscar implantar acolhimentos diários com profissionais proporcionando escutas qualificadas diante de cada sofrimento. As unidades do CAPS atendem toda a Micro Região (Capivari, Rafard, Elias Fausto e Mombuca) enquanto o Ambulatório de Saúde Mental oferece cuidados apenas aos cidadãos da cidade de Capivari.

O CAPS AD Renascer é localizado na Rua Valdir José de Matos, 30, bairro Nova Capivari, o CAPS II Reviver se encontra na Rua Sinharinha Frota, 290, Centro e o Ambulatório de Saúde Mental no endereço Rua João Vaz, 262, Centro. Todos possuem atendimento das 07h às 17h.