Defesa Civil de Capivari solicita abertura de comportas da barragem da Leopoldina nesta segunda-feira

Tendo em vista a previsão de chuvas nos próximos dias na região de Campinas, que afetam diretamente o nível do rio Capivari, a solicitação foi realizada em caráter preventivo

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Capivari informa que solicitou durante a noite da última segunda-feira (7) a abertura preventiva das comportas da barragem da Leopoldina (Canal e Profundidade), visando mitigar o risco de transbordamento da calha do rio Capivari e seus afluentes, tendo em vista a previsão de chuvas nos próximos dias, na região de Campinas, que envolvem os municípios de Campinas, Monte Mor, Indaiatuba e Capivari, chuvas essas que afetam o município diretamente.
A abertura tem caráter preventivo, visando facilitar o escoamento das águas chuvas, diminuindo assim o risco de transbordamento da calha do rio Capivari e seus afluentes.

Precipitação Pluviométrica registrada:
Capivari 25 mm
Monte Mor 19.80 mm
Campinas (cabeceira do rio Capivari) 47.50 mm
Indaiatuba (Represa do Capivari Mirim) 31mm

Um acumulado de chuvas de 123,3 mm de todos os municípios, sendo um volume considerável. A abertura antecipada é de suma importância nas ações preventivas para diminuir o risco de inundações e enchentes no município de Capivari/SP.
A Defesa Civil está acompanhando todo o processo “IN LOCO”, e em aferição na manhã desta terça-feira (8) às 9h15, o nível do rio marcou na régua 0.86 cm.

Vale ressaltar que há risco de transbordo do leito do rio, quando a aferição atinge a marca dos 2 metros na régua. A Defesa Civil estará realizando ronda nos locais passíveis de inundações, enchentes e alagamentos, e disponibilizará todas as informações necessárias a população, realizando o contato direto com o prefeito e secretarias empenhadas no Plano de Contingência Operacional de Enchentes e Inundações, que teve início no dia 1 de dezembro e vai até o dia 31 de março de 2021, podendo ser prorrogado . Também realizará o constante monitoramento do nível da régua do rio Capivari, instalada na Ponte da Avenida Pio XII, bem como da régua eletrônica instalada na Ponte do Santoro, e o acompanhamento em tempo real de toda rede telemétrica do rio Capivari nas cidades de Campinas, Monte Mor e Indaiatuba (represa do Capivari Mirim), além de constantes vistorias “in loco” nesses locais.

Realiza também o acompanhamento de previsões climáticas, coletam precipitações pluviométricas fornecidas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (CIIAGRO), assim como alertas fornecidos pelo Radar Unesp da Cidade de Bauru/SP e Radar do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMET), e todas as emissões de alertas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).

Em caso de necessidade, o atendimento será realizado pelos telefones 199 e (19) 3492-3186 Defesa Civil; 153 e (19) 3491-1311 Guarda Civil; 193 Corpo de Bombeiros.