Defesa Civil realiza ação educativa sobre deslizamentos e afogamentos

Foram distribuídos panfletos que explicam como evitar esses acontecimentos

A Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria de Segurança Pública, através da Defesa Civil, realizou nesta última quarta-feira (18) uma ação educativa nos semáforos das ruas XV de novembro e Barão do Rio Branco.

Foram distribuídos panfletos com orientações sobre: enchentes, tempestades, afogamentos e deslizamentos.

DESLIZAMENTOS

Geralmente os deslizamentos acontecem nos morros e podem trazer sérios problemas, principalmente na época em que ocorre muita chuva. É recomendável evitar cortes e aterros nas encostas para não enfraquecer o terreno; evitar plantar bananeiras e árvores grandes, pois elas acumulam muita água no solo e podem provocar o deslizamento; plante grama e capim nas encostas do terreno; entre outras.

AFOGAMENTOS

É definido como um tipo de trauma em que ocorre a aspiração de líquido não-corporal, causado por submersão ou imersão. Isso causa a suspensão da troca ideal de oxigênio e gás carbônico feita pelo organismo e pode levar à morte. É recomendável evitar andar próximo de rios, pontes ou locais em que existam bueiros, pois quando estiver ocorrendo em enxurrada, você poderá ser levado pela correnteza.