Desenvolvimento Social realiza atendimento a moradores de rua

CORONAVÍRUS

No momento 14 moradores de rua recebem café da manhã e banho, pelo Projeto Novos Rumos

A Prefeitura de Capivari, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, tem realizado trabalho assistencial com os moradores de rua e itinerantes no município.

O trabalho é realizado através de diálogo e construção de vínculos de confiança entre o usuário e o técnico. Esse diálogo é fundamental para transmitir a confiança na perspectiva de conscientizar e conduzir a pessoa a sair das ruas. É uma luta pela garantia de direitos desses usuários, os orientando a deixar as ruas e mostrar outras possibilidades, visando uma melhor perspectiva de vida.

O QUE É REALIZADO

• Encaminhamento e acompanhamento para a realização de documentos pessoais;
  • Encaminhamento e acompanhamento para tratamento de dependência química no CAPS AD;
  • Encaminhamento e acompanhamento em consulta médica e exames;
  • Atendimento social para fins de garantia de direitos e reinserção ao convívio familiar e comunitário;
  • Contatos e visitas aos familiares dos moradores em situação de rua e,
  • Reintegração ao convívio familiar para aqueles que aceitam.

O local apropriado e exclusivo para o atendimento de moradores de rua é na unidade CREAS, localizado na rua Fernando de Barros, 176, Centro. É oferecido banho diário, limpeza, higiene dos seus pertences e café da manhã.

No momento estão assistidos 14 moradores em situação de rua e 12 retornaram para suas casas, num total de 26 pessoas. Esses 12 estão sendo acompanhados efetivamente pela equipe técnica do CREAS. Todos são moradores de Capivari.

Além desse público, há também os itinerantes, que são aqueles que passam pelo município e em abordagens feitas, são encaminhamos para as cidades vizinhas que possuem albergue (Campinas e Piracicaba).

Todos os moradores presentes são dependentes químicos (álcool e drogas), sendo assim, o Desenvolvimento Social trabalha em conjunto a outros órgãos como CAPS AD, comunidades terapêuticas, entidades sociais como ADUSMEC, encaminhamento a grupos anônimos como AA (Alcoólicos Anônimos) e NA (Narcóticos Anônimos) com o objetivo de tratar a dependência química e retorno dos moradores de rua ao meio social.

O projeto Novos Rumos já atendeu muitas pessoas, as quais conseguiram mudar sua situação, conquistando uma vida digna, ou seja, hoje trabalham, possuem moradia e conseguem prover o sustento de suas famílias.

Nesse momento, por conta do Coronavírus (COVID-19), foram intensificadas ainda mais as orientações na importância do isolamento social, para evitar aglomerações e para manter sempre as mãos limpas, e acima de tudo, que nesse período essas pessoas retornem para as suas casas e se protejam.