Dicas de higienização de alimentos na prevenção ao Coronavírus

A Autoridade Europeia de Segurança dos Alimentos concluiu que não houve transmissão por alimentos

A Prefeitura de Capivari, através da Secretaria de Saúde, dá dicas sobre os cuidados que devemos ter com os alimentos em meio a pandemia do Coronavírus (COVID-19).

Devido ao novo vírus uma dúvida recorrente é se o mesmo pode ser transmitido por meio dos alimentos. A Autoridade Europeia de Segurança dos Alimentos quando avaliou esse risco em outras epidemias causadas por vírus da mesma família, concluiu que não houve transmissão por alimentos. Ainda assim, é de extrema importância redobrar a higienização dos alimentos.

DICAS DE HIGIENIZAÇÃO DE ALIMENTOS

1- Quem prepara os alimentos deve lavar as mãos com frequência e, principalmente, depois de:
Tossir, espirrar, coçar ou assoar o nariz, coçar os olhos ou tocar a boca.
Preparar alimentos crus, como carnes, vegetais e frutas.
Manusear celular, dinheiro, lixo, chaves, maçanetas, entre outros objetos.
Ir ao sanitário e,
Retornar dos intervalos.

2- Ao lavar as mãos, use bastante água corrente e sabão líquido ou outro produto destinado ao mesmo fim (leia as informações na embalagem). Não se esqueça de esfregar bem todas as áreas das mãos, incluindo as pontas e as regiões entre os dedos, além dos punhos.

3- Mantenha as unhas curtas, sem esmaltes, e não use adornos que possam acumular sujeiras e microrganismos, como anéis, aliança e relógio.

4- Não converse, espirre, tussa, cante ou assovie em cima dos alimentos, superfícies ou utensílios. A recomendação vale para o momento do preparo e na hora de servir.

5- As superfícies e utensílios que entram em contato com os alimentos devem estar limpos. Use produtos de limpeza devidamente regularizados na Anvisa e que sejam indicados para a respectiva finalidade. Para isso, confira as informações na embalagem do produto.

6- Dê mais atenção à higienização das superfícies ou utensílios após a manipulação de carnes cruas ou vegetais não lavados. Esses alimentos são reconhecidos como fonte de contaminação de doenças transmitidas por alimentos (DTAs).
7- Quando uma pessoa com doença infecciosa for manipular um alimento, é preciso avaliar se há risco de o agente da doença ser transmitido. Nos serviços de alimentação, a doença deve ser relatada ao supervisor, que dará as orientações sobre como proceder.

8- Cozinhe bem os alimentos, uma vez que muitos dos agentes transmissores da doença são sensíveis ao calor. No caso de alimentos que são habitualmente consumidos crus, deve-se ter atenção redobrada com a procedência e a higiene.

9- Não use e não compre produtos com embalagens amassadas, estufadas, enferrujadas, trincadas, com furos ou vazamentos, rasgadas, abertas ou com outro tipo de defeito. Limpe bem as embalagens antes de abri-las.
Para mais informações ligar na Secretaria de Saúde (19) 3492-8200 ou (19) 3492-8201.