Em Capivari, cerca de 50% dos pacientes faltaram às consultas nos Postos de Saúde

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

A Secretaria da Saúde divulgou, nesta semana, um balanço com a média de atendimentos realizados durante todo o mês de janeiro, nas unidades de saúde do município. De acordo com o levantamento, em algumas especialidades, como oftalmologia, as faltas dos pacientes nas consultas chegaram a 52,65%.

Quase 30% dos pacientes de angiologia não compareceram às consultas marcadas no mês passado. As demais especialidades também registraram índices de faltas, como a cardiologia com 22,11%, gastroenterologia com 45,16%, ortopedia com 23,27% e neurologia com 29,82%.

Em janeiro, metade dos pacientes de nutricionista também não compareceram às consultas. A média de pacientes que deixou de comparecer aos exames agendados também foi alta: mais de 31% nos ultrassons e 15% nos ecocardiogramas, por exemplo.

Para a secretária de Saúde, Vládia Guimarães, quando um paciente falta e não desmarca a consulta, prejudica todo o atendimento. “O agendamento é feito contando que o paciente estará presente. Se ele não vem e não avisa, tira a vaga de outra pessoa que poderia ser consultada. Algumas especialidades até conseguimos encaixar pacientes pra não perder a vaga, mas nem sempre isso acontece”, afirma.

A secretária comenta que faltar a uma consulta pode acontecer, mas que o paciente precisa comunicar o Posto de Saúde para que outra pessoa possa ocupar o lugar. Ela afirma que se os pacientes não faltassem tanto ou avisassem com antecedência, o tempo de espera seria bem menor, pois as consultas seriam otimizadas.

Explore mais...

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DO DIA 02/12/2021

A Prefeitura de Capivari, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que nesta quinta-feira, dia 02, foram registrados 02 novos casos da Covid-19, totalizando 7.612. Os