Em Capivari, mais de 1.500 pacientes faltaram às consultas no Posto de Saúde desde janeiro

Dados divulgados pela Secretaria de Saúde de Capivari apontam que em algumas especialidades, a cada 10 pacientes, quatro não compareceram as consultas agendadas no mês de março. Esse é o caso, por exemplo das consultas com o dermatologista: 46,67% dos pacientes não comparecem. O número de pacientes que deixaram de ir ao oftalmologista também é grande, cerca de 36%. A Gastroenterologia registrou quase 29% de ausências e a Nutricionista cerca de 42%.

Quando o assunto é exames, a Saúde também registrou altos números de ausências. Quase 40% deixaram de ir ao ultrassom, cerca de 33% não compareceram para fazer a tomografia e 18% não fizeram o ecocardiograma. No total, segundo o levantamento, 1.320 pessoas deixaram de comparecer em consultas agendadas e 270 pacientes não fizeram os exames marcados.

Os números também revelam que os pacientes têm deixado de fazer exames e consultas agendas pela Regulação em outros municípios. Metade dos ecocardiogramas marcados não foram realizados por ausência dos pacientes, 40% não compareceram ao exame de ressonância magnética e 50% não fizeram ultrassons. Esses números são referentes aos agendamentos em AME’s, ARES e Hospital Regional de Piracicaba.

De acordo com a Secretária da Saúde, Vládia Guimarães, quando um paciente deixa de ir às consultas ou exames, prejudica o Sistema Único de Saúde e os outros pacientes. “Quando a pessoa falta e não avisa, além de ser necessário um novo agendamento, a falta impede que outro paciente receba atendimento. Ou seja, a espera aumenta, o custo sobe e sobrecarrega o SUS”, conta.

Ainda segundo a Vládia, é importante que os pacientes mantenham seus dados atualizados no cadastro do Posto de Saúde. “Temos muitos casos de pacientes que mudam de telefone ou endereço e não avisam, aí a gente não consegue contato e isso compromete nosso trabalho”, ressalta.