Investindo em capacitação, Prefeitura promove primeiro curso para formação de professores

Nesta terça-feira, dia 10, aconteceu o primeiro encontro virtual do curso de formação de professores, promovido pela Secretaria da Educação. O curso vai ocorrer durante todo o segundo semestre e abordará a temática “Educação Inclusiva e Adaptação Curricular: Singularidades e Possibilidades”. O curso será um espaço propício para discussão e compartilhamento de experiências acerca do assunto.

A ideia do curso é possibilitar que profissionais que atuam na Educação, desenvolvam a compreensão sobre os mais distintos processos pedagógicos, capacitando-os na elaboração de aulas específicas, desenvolvimento de didática e conhecimento de dinâmicas de Ensino, avaliação e recuperação como fases do processo de aprendizagem. Através dessa formação, os professores são auxiliados a desenvolver roteiros práticos para diagnosticar lacunas formativas e desenvolver habilidades para sanar as dificuldades dos alunos, facilitando assim o vínculo Aluno-professor, com vistas ao objetivo comum.

A abordagem diferenciada deste curso, voltado principalmente a questão inclusiva e adaptação ao “novo normal escolar” se reflete, principalmente, na relação dinâmica entre teoria e prática, na apropriação e discussão de inovações tecnológicas, na valorização da interdisciplinaridade e no tratamento da educação profissional baseada nos novos modos de organização escolar.

O Secretário da Educação, Rafael Silveira dos Santos, acentuou o quanto o curso agrega aos profissionais, levando amplo conhecimento a formação desses profissionais.

“A formação docente diz respeito à capacitação de professores para atuar em qualquer um dos níveis de ensino. Mais do que qualificação, seguindo as diretrizes curriculares nacionais para a formação docente, o professor deve buscar a aprendizagem de forma continuada, se atualizando constantemente e absorvendo informações que podem lhe ser úteis no ensino e na relação com a comunidade, de colegas, alunos e pais. O curso de formação que estamos promovendo busca essa atualização, obtendo conhecimento sobre temas importantes ao processo de ensino/aprendizagem atual”, descreveu.

O curso é gratuito, com palestras sendo realizadas de forma virtual, abrindo chats para a interação dos professores. Manuela Maschietto Gonçalves Albini ministrou a primeira palestra, falando sobre a temática da Pessoa com Deficiência. Ao final da formação serão entregues certificados de conclusão de curso aos formandos.