Operação Estiagem 2020 teve início nesta última sexta-feira (15)

Dentre as iniciativas, uma delas é monitorar a Umidade Relativa do Ar (URA), que apresenta queda nesta época por conta da baixa incidência de chuvas

A Prefeitura de Capivari, através da Secretaria de Segurança Pública, por meio da Defesa Civil, iniciou a Operação Estiagem 2020 na última sexta-feira (15) que terá sequência até o dia 30 de setembro.

Neste período, as iniciativas do setor serão em monitorar a Umidade Relativa do Ar (URA), que apresenta queda nesta época por conta da baixa incidência de chuvas, além de ações preventivas de combate às queimadas, que visam diminuir as consequências de incêndios recorrentes nesse período.

O monitoramento da Umidade Relativa do Ar será feito pela Estação Meteorológica Automática CIIAGRO (Centro Integrado de Informações Agrometeorologia), atualizada por hora e aferida em quatro níveis:

Observação de quando o índice está em até 30%;

Atenção a respeito do momento em que a aferição fica entre 30% e 20%;

Alerta sobre a variação do índice entre 20% e 12%, e

Emergência para quando a Umidade Relativa do Ar fica abaixo de 12%.

A orientação é para que os munícipes consumam, pelo menos, dois litros de água por dia e aumentem a ingestão de frutas. Outra dica, é evitar objetos que acumulem poeira, como tapetes, cortinas e bichos de pelúcia. A estiagem é um período de menos chuvas, com tempo mais seco, período propício para a ocorrência de incêndios, que podem afetar a saúde.

Provocar incêndio ambiental é crime, previsto na legislação penal. O munícipe, ao avistar um fogo de queimada, pode ligar para 193 (Bombeiros) e 199 (Defesa Civil). Caso o cidadão tenha visto quem ateou o fogo, deve procurar anotar alguma informação que possa identificar o criminoso e repassar às autoridades.

Os munícipes também podem auxiliar da seguinte forma: não realizar nenhum tipo de queimada, não descartar fósforos ou cigarros às margens da rodovia ou em locais propícios a proliferação do fogo, não soltar balões e evitar acender fogueiras, utilizar a água de maneira racional, evitar banhos prolongados, fechar a torneira enquanto escova os dentes e usar baldes de água para lavar veículos. O tempo seco pode afetar a saúde, causando gripes, doenças respiratórias, alergias, irritação nos olhos, nariz e garganta.

Durante a Operação, a Defesa Civil emitirá boletins e alertas, além de atender a população pelos telefones 199 ou (19) 3492-3186. As pessoas também podem ligar na Guarda Civil pelos telefones 153 ou (19) 3491-1311.