Para encerrar as comemorações do Mês das Mulheres, Guarda Civil de Capivari lança Patrulha Maria da Penha 24h por dia

A Guarda Civil de Capivari lançou na manhã desta sexta-feira, 26, a Patrulha Maria da Penha 24 horas por dia, sete dias por semana. Antes, a equipe atuava apenas de segunda a sexta, das 8h às 17h, com apenas três Guardas. Entretanto, de acordo com um estudo realizado pela Secretaria de Segurança Pública, o horário de atendimento às vítimas de violência doméstica era muito restrito, o que comprometia a eficiência do trabalho.

“Nós percebemos que mais da metade dos casos acontece à noite e aos finais de semana, quando o agressor está em casa com a vítima e, por algum motivo, acha que pode agredir a mulher”, explica Mauro Júnior, secretário de Segurança Pública. Mauro afirma que desde o começo do ano está acompanhando o programa Maria da Penha e que antes de ampliar o horário de atendimento, determinou que os Guardas fizessem treinamento adequado.

“Treinamos oito guardas, demos instruções de como proceder e colocamos Guardas femininas em todas as equipes. A vítima que sofre uma violência dentro de sua própria casa precisa de um atendimento acolhedor, por isso, fizemos uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social. Assim, garantimos um atendimento continuo, com assistência e acompanhamento”, comenta.

Com a nova parceria, o Programa Maria da Penha vai encaminhar a vítima para cursos de qualificação, fazer o cadastro dela em programas sociais, caso seja necessário, e prestar auxílio para que a mulher saia de casa e vá para residência de parentes ou amigos.

Em 2021, a Guarda Civil de Capivari já atendeu 17 ocorrências e fez duas prisões em flagrante de Maria da Penha. Cerca de 40 medidas protetivas são acompanhas pela corporação – quando a justiça determina que o agressor mantenha distância e não tenha contato com a vítima. No passado os números foram muito menores: apenas quatro atendimentos e nenhum acompanhamento de medida protetiva.

O lançamento da Patrulha Maria da Penha 24h foi realizado no gabinete do prefeito Vitão Riccomini (PSL), com a presença do Vice-prefeito Bruno Barnabé (PSDB). Vitão parabenizou a Guarda pela iniciativa. “Nosso efetivo está de parabéns pelo trabalho que vem realizando. Vamos investir cada vez mais no trabalho dos nossos Policiais Municipais, deixando a cidade mais segura e protegendo nossa população. Não vamos tolerar nenhum tipo de violência e a Maria da Penha 24horas vem para garantir a segurança das nossas mulheres”,conclui.

Caso precise acionar a Guarda Civil para denunciar ocorrências de agressão contra a mulher ou outros crimes, ligue para o 153. O sigilo é absoluto.