Prefeitura anuncia criação do “Museu Digital” a partir do próximo dia 21

A Prefeitura de Capivari, através da Secretaria de Cultura e Turismo, anunciou a criação do “Museu Digital”. O projeto visa digitalizar o acervo presente no Museu Municipal Dr. Cesário Motta Júnior, para fomentar a visitação quando o local estiver disponível e oferecer informações com facilidade.

O Museu de Capivari, fechado desde o início da pandemia, tem acervo sobre assuntos de vasta importância na história da microrregião. Itens arqueológicos, bibliográficos e fotográficos sobre personalidades e acontecimentos icônicos podem ser encontrados no local e serão digitalizados para o site da Prefeitura de Capivari, semanalmente.

O secretário de Cultura e Turismo, Edmilson Baía, enfatizou a importância que o projeto terá a durante o período de retomada às atividades normais. “O acervo do Museu de Capivari é algo que marcou várias gerações de capivarianos. Devido a pandemia, muitos jovens não tiveram a oportunidade de interagir com os itens lá presentes. A partir desse projeto, de pouco em pouco, desejamos despertar o interesse de jovens e adultos sobre a história da região”, destacou.

O primeiro tema a ser abordado, no próximo dia 21, será a história do Museu, tanto de sua criação, quanto seu acervo inicial e a história do patrono Dr. Cesário Motta Júnior. Serão uma série de textos informativos e vídeos rápidos para despertar o interesse, sobre diversos assuntos. Além dos textos disponíveis no site, os vídeos ficarão disponíveis no canal do Yotube da Prefeitura de Capivari.

O Museu Dr. Cesário Motta Júnior fica localizado na rua Madre Valéria, 287, centro, e tem planos iniciais de reabertura para visitação agendada a partir do dia 01º de outubro.