Prefeitura de Capivari já investiu quase R$ 19 milhões na saúde em 2021

Dados divulgados pela Prefeitura de Capivari apontam que a Secretaria de Saúde já investiu até agora R$18.787.526,00, sendo que R$4.460,605,00 são recursos enviados pelos Governos Estadual e Federal, e R$14.326.920,94 são recursos próprios. Com isso, é possível afirmar que a cada R$4,00 investidos na saúde, R$3,00 são recursos próprios da cidade, ou seja, arrecadados através do IPTU, IPVA e ISSQN, por exemplo.

Entre os investimentos, estão os pagamentos de diárias de Unidade de Terapia Intensiva, a UTI, material para laboratório, material hospitalar, medicamentos, fraldas, agulhas para insulina, exames, entre outros. Além disso, está previsto um repasse, até o final do ano, de quase R$ 9 milhões para a Santa Casa – o valor corresponde a quase R$25 mil por dia. Desse total, R$3,5 milhões já foram enviados para a entidade.

De acordo com o Prefeito de Capivari, Vitão Riccomini (PSL), a saúde sempre foi prioridade, mas nesse momento a atenção precisa ser maior ainda. “Não vamos medir esforços para investir na saúde de nossa cidade. Vidas não têm preço, por isso, remanejamos recursos de outras secretárias, reduzimos investimentos e outras áreas e estamos com foco total na saúde”, explicou o Prefeito.

Por determinação legal, o município deve investir pelo menos 15% dos recursos em saúde. Hoje esse investimento em Capivari é de 30%, ou seja, o dobro do que é determinado pela lei.