Prefeitura quer revitalizar Casarão da Família Lembo

O Prefeito de Capivari, Vitão Riccomini (PSL), visitou o Casarão da Família Lembo, no Centro da Cidade, junto com o Vice-Prefeito, Bruno Barnabé (PSDB), na tarde desta quinta-feira, dia 28. O local é o único prédio tombado da cidade e fica em frente a igreja Matriz. Um levantamento será realizado para calcular o valor necessário para a restauração total da casa.

A família deve ser notificada oficialmente na próxima segunda-feira, dia 01, sobre a intenção da Prefeitura. O objetivo é reformar o local com a ajuda da iniciativa privada e transformar o prédio em um espaço cultural, com a atividades para toda a população. Durante a visita, Vitão encontrou o livro Sitio do Pica Pau Amarelo e a Reforma da Natureza, de 1958, do autor brasileiro Monteiro Lobato.

“Vou levar esse livro comigo e me comprometo a colocá-lo de volta nesta estante, quando essa casa for restaurada e estiver aberta para o público”, disse o Prefeito durante a visita. Vitão também disse que a ação foi uma de suas promessas de campanha.

História

O Casarão pertenceu ao Barão de Almeida Lima, e é construído com tijolos da segunda metade do século XIX. A Casa guarda muitas histórias, uma delas é a visita do imperador D. Pedro II e da imperatriz Teresa Cristina, que se hospedaram no local por uma noite. A casa também já foi usada como hotel entre 1910 e 1932. Hoje a casa está sob os cuidados do irmãos Renato e Marcelo Lembo, que acompanharam a visita.