Resgate, recuperação e adoção: conheça os trabalhos desempenhados pelo CCZ

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Resgate de animaizinhos doentes, atendimento de denúncias de maus-tratos e cuidados com os cães e gatos que estão em situação de abandono e que precisam de atenção. O Centro de Controle de Zoonoses de Capivari (CCZ) desempenha um excelente trabalho para animais em situação de risco, oferecendo os cuidados para que eles possam encontrar uma nova família.

Denúncias de maus-tratos

Quando o CCZ recebe denúncias de uma possível situação de maus-tratos de cães ou gatos, se inicia um processo de avaliação. Caso não seja visível os maus-tratos ao animal, o tutor pode receber instruções e um prazo para levar o animal até o veterinário, com nossa equipe acompanhando todo o processo.

Porém, em casos onde as más condições de vida do animal são nítidas, o dono é imediatamente encaminhado para a Delegacia pela Guarda Civil, onde responderá pelo crime de maus-tratos, enquanto o bichinho é levado até o CCZ, recebendo os cuidados necessários. Vale ressaltar que animais em condições de rua só serão resgatados se apresentarem algum tipo de doença ou ferimento.

Adoção

Após resgate, os amiguinhos recebem os tratamentos ideais de acordo com as condições em que deram entrada na unidade até que fiquem totalmente saudáveis. Então é hora de pensar em um recomeço aos bichinhos de estimação, que passam a ficar disponíveis para adoção e tentar encontrar um novo lar.

Atualmente o CCZ conta com 60 animais disponíveis para adoção, sendo 28 cães adultos, sete filhotes e 25 gatos adultos, aguardando visitas para encontrar um novo lar. Em 2021, 68 animais já foram adotados, sendo 47 cães e 21 gatos através da campanha “Adote um Amigo”.

“A Campanha Adote um Amigo é excelente pra mostrar a população a importância de adotar em vez de comprar um bichinho de estimação. Existem muitos animaizinhos na esperança de encontrar uma família que os deem amor, e esse é o objetivo da ação”, pontuou Vládia Guimarães, secretária da Saúde.

Para adotar um animalzinho, basta ser maior de 18 anos e comparecer no CCZ com RG, CPF e comprovante de residência em mãos. O telefone para contato é 3492-3303. O Centro de Controle de Zoonoses fica na Rodovia Kanela Forti, s/nº, com horário de funcionamento de segunda a sexta, das 07h às 12h e das 13h30 às 16h30.

Explore mais...

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DO DIA 02/12/2021

A Prefeitura de Capivari, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que nesta quinta-feira, dia 02, foram registrados 02 novos casos da Covid-19, totalizando 7.612. Os